Restauração do concelho de Gouveia promove Borrego Serra da Estrela DOP no Mercado do Queijo

É já nos próximos dias 2 e 3 de abril que irá decorrer o Mercado do Queijo, no renovado Mercado Municipal de Gouveia. Para além da comercialização e promoção do Queijo da Serra da Estrela, também a carne de Borrego Serra da Estrela DOP irá ter destaque no certame.

Segundo a Câmara Municipal de Gouveia, “a restauração do concelho não podia deixar de aderir a este evento do Mercado do Queijo e através da iniciativa Borrego Serra da Estrela DOP, irá promover esta carne tenra e muito saborosa, exclusiva da região da Serra da Estrela e que se distingue da carne de borrego de outras regiões do país”.

Assim, os restaurantes aderentes irão incluir e apresentar na sua oferta gastronómica, a confeção tradicional ou reinvenção de um prato com a carne de borrego DOP. Serão dois dias intensos de experiências gastronómicas tradicionais, nos vários restaurantes que integram o roteiro gastronómico, com verdadeiras iguarias para degustação.

Na cidade de Gouveia, o restaurante Bola Branca apresentará costeletinhas de borrego grelhadas e borrego à Bola Branca; o restaurante Lá em Casa terá o borrego assado no forno; O Flor apresentará a alambicada de borrego; O Jardim terá o ensopado de borrego e o restaurante Sabores da Serra incluirá no seu menu croquetes de borrego DOP com maionese de ervas e borrego grelhado com feijoca serrana.

Na freguesia das Aldeias, o restaurante A Sandra irá confecionar borrego assado no forno, borrego estufado e sopa de borrego.

Em Arcozelo da Serra, o restaurante Ponte dos Cavaleiros terá no seu menu o borrego grelhado na Brasa no sábado, e o borrego no forno no domingo.

Em Melo, o restaurante Fonte dos Namorados irá confecionar borrego assado no forno e na freguesia de Vila Nova de Tazem, o restaurante O Cunha, irá preparar um arroz de borrego Serra da Estrela DOP no sábado e, no domingo, um borrego assado no forno.

O Borrego Serra da Estrela DOP é uma iniciativa que surge da parceria entre o Município de Gouveia e restauração aderente do concelho e tem como objetivo promover e valorizar o Borrego Serra da Estrela.

Uma carne proveniente de borregos filhos de ovelhas de raças Bordaleira ou Churra Mondegueira, as únicas raças de ovinos com as quais é possível produzir o inconfundível Queijo Serra da Estrela DOP. Esta iniciativa representa mais uma oportunidade para o Município de Gouveia valorizar e divulgar um dos mais emblemáticos produtos endógenos desta região serrana, o Borrego Serra da Estrela, o qual, a par do Queijo Serra da Estrela, são fundamentais na identidade cultural e gastronómica local.


Conteúdo Recomendado