Região das Beiras e Serra da Estrela promove-se junto de operadores turísticos

Durante 4 meses, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela divulgou os produtos turísticos integrados da região.

Entre os meses de fevereiro e maio, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) lançou quatro programas para promover reuniões entre operadores turísticos nacionais e internacionais e os empresários locais do setor do turismo, com o objetivo de divulgar os produtos turísticos integrados da região.

Nestes encontros estiveram presentes 23 operadores turísticos e 25 privados do território, resultando em 575 reuniões entre empresários locais e operadores nacionais (Lisboa, Porto, Açores, Marinha Grande Viseu, Peniche, Coimbra) e internacionais (Espanha, EUA e Canadá).

Os programas promoveram ainda visitas a alguns dos principais pontos turísticos da região, tendo também contado com a presença de nove jornalistas especializados em jornalismo turístico, bloggers e influencers, com vista a uma maior divulgação da iniciativa e da região.

Os programas foram divididos em quatro segmentos, tendo em conta os produtos âncora da região: gastronomia, cultura e história, natureza e aventura e saúde e bem-estar.

“Saúde e bem-estar” encerrou o ciclo no passado fim de semana nos municípios da Covilhã, Fundão, Almeida, Pinhel e Mêda, enquanto, em abril, o tema foi a “Natureza e Aventura”, em Manteigas e Seia. “Cultura e História” envolveu os municípios da Guarda, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Belmonte e Sabugal, em março e “Sensações e Sabores” os concelhos de Gouveia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres, em fevereiro.

A iniciativa decorreu no âmbito do projeto ‘Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal – À Descoberta da Serra da Estrela’, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com objetivo de capitalizar a marca ‘Serra da Estrela’ na estruturação e qualificação de produtos turísticos para reforçar a atratividade e competitividade regional.

Sobre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) é uma associação de âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram.

Inclui as unidades territoriais da Serra da Estrela, Beira Interior Norte e Cova da Beira e é composta pelos municípios de Almeida, Belmonte,  Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo,  Fornos de Algodres,  Fundão,  Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda,  Pinhel,  Sabugal,  Seia e de Trancoso.

A CIM-BSE tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos municípios associados, por forma a reforçar a identidade conjunta da região.


Conteúdo Recomendado