Município de Gouveia vai disponibilizar internet gratuita em espaços públicos

A autarquia viu ser aprovada a sua candidatura ao projeto “WIFI 4EU”, financiado pela União Europeia e que vai permitir o acesso à internet de forma gratuita em espaços públicos.

Já são conhecidos os resultados da segunda call da iniciativa WiFi4EU e Gouveia está entre os 80 municípios portugueses na lista de vencedores, que foram contemplados com o programa europeu que permite criar redes gratuitas de acesso à internet em espaços públicos. No distrito da Guarda, também Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Mêda, Pinhel e Trancoso estão entre os vencedores.

As candidaturas estiveram abertas nos passados dias 4 e 5 de abril e, segundo a Comissão Europeia, registaram a participação de mais de 10 mil municípios de todos os Estados-membros, numa iniciativa da Comissão Europeia, financiada através do “Mecanismo Interligar a Europa” (CEF- Connecting Europe Facility).

Para avançar com a iniciativa, a autarquia vai receber um voucher no valor de 15 mil euros que devem ser usados para instalar equipamento sem fios (hot spots) em espaços públicos que ainda não disponham de um ponto de acesso sem fios gratuito.

Nesta fase estiveram disponíveis mais de 3.400 vouchers, de 15 mil euros cada, que são entregues num modelo de “primeiro a chegar primeiro a ser servido”, embora com preocupações de equilíbrio entre os vários Estados-membros. Está definido que cada país receba no mínimo 15 vouchers e no máximo 510. Estas localidades juntam-se a lista de 120 vencedores da primeira cal da WIFI4EU, divulgada no final de 2018.

Diversos espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, biblioteca, centro de saúde, museus, escolas e equipamentos municipais de Gouveia vão ter acesso sem fios gratuito à Internet.

Segundo a autarquia, “munícipes e visitantes poderão assim aceder à internet de forma gratuita, rápida e prática.”


Conteúdo Recomendado