Rede de Oleões alargada em Fornos de Algodres

A rede de oleões do concelho de Fornos de Algodres foi alargada e remodelada.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira e a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior procederam à remodelação e instalação de novos oleões no Concelho de Fornos de Algodres.

A eliminação dos óleos alimentares usados (OAU), em locais não apropriados, através dos coletores urbanos, dificulta e onera os sistemas de gestão de águas residuais, com repercussões negativas ao nível das tarifas do saneamento, e comporta um risco associado de contaminação dos solos e das águas subterrâneas e superficiais.

A reciclagem de OAU, concretamente para produção de biocombustível, constitui uma importante mais-valia no atual contexto das políticas energéticas nacional e comunitária.

A autarquia deixa alguns cuidados a ter, como: colocar o óleo alimentar usado (OAU), após arrefecer, numa garrafa limpa; quando a garrafa estiver cheia, enrosque bem a tampa e deposite a garrafa bem fechada no oleão mais próximo.”

A autarquia adverte ainda para o facto de nunca deve depositar margarina; manteiga; óleo de motorozidas; Óleo lubrificante ou outros resíduos.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres e a PRIO TOP LEVEL, com esta parceria, pretendem criar uma rede de pontos de recolha de óleos alimentares usados com o objetivo de satisfazer as necessidades dos Municípios e, dar um novo passo para a sustentabilidade ambiental do concelho de Fornos de Algodres.


Conteúdo Recomendado