Recriação Histórica do Cerco de Almeida no último fim de semana de agosto

As atividades iniciam ainda no dia 25 de agosto, a partir das 21h00, com uma visita encenada à Praça-Forte.

O Município de Almeida organiza a 18ª edição da Recriação Histórica do Cerco de Almeida, nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2022, na fortaleza abaluartada de Almeida.


“A vila histórica de Almeida regressa novamente ao ano de 1810 para recriar o histórico Cerco de Almeida, aquando da III Invasão Francesa, com um vasto programa de atividades histórico militares e animação permanente para toda a família”, salienta a autarquia em comunicado.


As atividades iniciam ainda no dia 25 de agosto, a partir das 21h00, com uma visita encenada à Praça-Forte, estando o início oficial das atividades Histórico-Militares agendadas para as 17h00 do dia 26 na Câmara Municipal de Almeida.


A Câmara Municipal de Almeida explica que “durante os três dias do evento serão recriados diversos combates entre as Tropas Aliadas e o Exército de Napoleão, Oficinas e manobras militares de época, Visitas Encenadas, um Acampamento Histórico-Militar, Mercado e Baile Oitocentista, e muita animação permanente para toda a família”.


O Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado, destaca o momento do Cerco à Praça-Forte e explosão do Castelo com espetáculo piromusical, no qual este ano, se verifica um “aumento de participação de recriadores ingleses, atingindo um expressivo número de cerca de 500 recriadores de várias nacionalidades”.


Salienta ainda, a Homenagem ao Exército, presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército Tenente-General Guerra Pereira, que surge no seguimento do “excelente relacionamento” entre o Município de Almeida e o Exército Português, “fruto de um trabalho conjunto com o Museu Histórico Militar de Almeida e a Direção de História e Cultura Militar”.


Conteúdo Recomendado