Quadruplicação de pontos de limpeza no espaço de um mês

Iniciativa “Limpar Portugal” regista grande adesão O projecto “Limpar Portugal” já conseguiu identificar mais de 1500 pontos de limpeza em todo o País, um número que quadruplicou em apenas trinta dias, confirma a organização da iniciativa. Para Paulo Torres, coordenador nacional do projecto, a crescente adesão que se tem verificado deve-se, em grande medida, à […]

Iniciativa “Limpar Portugal” regista grande adesão

O projecto “Limpar Portugal” já conseguiu identificar mais de 1500 pontos de limpeza em todo o País, um número que quadruplicou em apenas trinta dias, confirma a organização da iniciativa.

Para Paulo Torres, coordenador nacional do projecto, a crescente adesão que se tem verificado deve-se, em grande medida, à utilização de suportes informáticos e das tecnologias de informação na divulgação do projecto.

O “Limpar Portugal” possui um software de localização de lixeiras desenvolvido por uma vasta equipa de professores e alunos, onde cada voluntário pode registar os pontos de limpeza que vai detectando. A aposta nas novas tecnologias estende-se a um canal de televisão online, que transmite vídeos relacionados com o projecto e com a temática dos resíduos e do ambiente, disponibilizados por membros anónimos.

Paralelamente, a adesão à iniciativa é feita através de uma rede social que serve de apoio à organização e coordenação do projecto e conta já com mais de 20 mil inscrições, um número cada vez mais perto da grande meta dos 100 mil voluntários.

Faltam dois meses para a remoção

A dois meses do grande dia, a organização elogia o trabalho realizado até agora pelos cidadãos e entidades públicas e privadas, mas realça que ao movimento não pode parar. “Há ainda muito trabalho a fazer, desde a identificação de lixeiras até à obtenção de apoios desinteressados por parte de empresas, não esquecendo a máxima de divulgação ‘traz mais um amigo’”, refere o coordenador nacional da iniciativa.

Este projecto é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e entidades públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável. Para o efeito, está prevista a limpeza de toda a floresta portuguesa no próximo dia 20 de Março, para a remoção de todo o lixo depositado ilegalmente nos espaços verdes nacionais.


Conteúdo Recomendado