Estação de Avisos da Guarda informa agricultores do Distrito

Serviço presta aconselhamento sobre intervenções fitossanitárias a todos os interessados. O Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas tem à disposição dos agricultores e de todos os interessados um Serviço de Avisos Agrícolas para aconselhar sobre as intervenções fitossanitárias, indicando ao nível de cada região as datas mais oportunas e os produtos para o combate […]

Serviço presta aconselhamento sobre intervenções fitossanitárias a todos os interessados.
O Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas tem à disposição dos agricultores e de todos os interessados um Serviço de Avisos Agrícolas para aconselhar sobre as intervenções fitossanitárias, indicando ao nível de cada região as datas mais oportunas e os produtos para o combate aos principais inimigos das culturas.
As Estações de Avisos Agrícolas enquadram-se nas Direcções Regionais de Agricultura e Pesca. Os avisos agrícolas são elaborados por técnicos, baseando-se em observações do ciclo biológico dos principais inimigos e acompanhamento do estado das culturas, tendo por base metodologias e modelos de previsão das ameaças.
A importância dos avisos agrícolas pode avaliar-se sob o ponto de vista técnico e económico, salientando-se como vantagem a maior eficácia dos tratamentos fitossanitários, que permite uma redução do número de tratamentos e, consequentemente, menos custos com a protecção das plantas. Outra vantagem é a redução dos impactes ambientais, nomeadamente com a menor quantidade de produtos fitofarmacêuticos lançados no ambiente, levando a menores contaminações do solo, da água e do ar e, ainda, a um menor risco para o homem.

Inscrições para receber avisos agrícolas
Ao longo do ano, a Estação de Avisos da Guarda, sob a responsabilidade de Joaquim Santos Almeida, emite Avisos Agrícolas Fitossanitários para as principais doenças e pragas das seguintes culturas: Vinha, Macieiras e Pereiras, Olival, Pessegueiros e Cerejeiras, abrangendo todos os concelhos do distrito da Guarda.
Os agricultores inscritos podem receber as circulares do Aviso Agrícola por correio (via CTT), por email (Internet) e, quando, se justifique, por SMS (telemóvel), alertando-os para a necessidade de realizar ao tratamentos fitossanitários, assim como receber recomendações técnicas e/ou informações das práticas agrícolas mais adequadas.
Neste momento, estão a decorrer as inscrições para a campanha de 2010. Quem desejar receber os Avisos Agrícolas da Estação da Guarda deve enviar os seus elementos de identificação (nome, morada completa, n.º de contribuinte, n.º de telemóvel, para receber os avisos via SMS, e email, caso tenha endereço electrónico), acompanhados da importância de 13,31 euros, à ordem da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro – Estação de Avisos da Guarda, Bairro Sra. dos Remédios, 6300-535 Guarda.


Conteúdo Recomendado