Em comunicado, a Proteção Civil refere que, nos próximos dias, há “condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais”, tendo em conta as previsões de tempo seco e de vento moderado a forte.
Segundo a ANPC, os índices de perigo de incêndio florestal vão ser, na quarta-feira e na quinta-feira, “moderados a elevados, em particular nos distritos do interior”.
A Proteção Civil refere que, nos locais onde o índice de risco de incêndio é superior ao nível elevado, não é permitido realizar queimadas nem fogueiras, queimar matos cortados e amontoados, lançar foguetes e fumar ou fazer lume nos espaços florestais, nem pode ser feita a utilização de equipamentos de queima e de combustão.
A ANPC recomenda ainda à população para que tome os comportamentos adequados face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.
A Proteção Civil registou, ao longo do mês de março, cerca de 2.000 ocorrências de fogo, segundo as estatísticas da ANPC. Estas indicam ainda que foi no fim de semana de 14 e 15 de março que ocorreu o maior número de incêndios florestal, um total de 255.