Projeto de segurança rodoviária vence Orçamento Participativo de Seia

O projeto “Segurança nas Nossas Estradas”, que prevê a aquisição de equipamentos para intervenção em episódios de neve e gelo, venceu a segunda edição do Orçamento Participativo (OP) de Seia, foi ontem anunciado.

Segundo a Câmara Municipal de Seia, o OP de 2017, que aprovou um total de dez propostas a executar em 2018, disponibilizou uma verba global de 125 mil euros, sendo que para cada proposta foi estabelecido um limite de 12.500 euros já com IVA incluído.

Dos 18 projetos submetidos pelos cidadãos a votação, o projeto “Segurança nas Nossas Estradas”, que prevê a aquisição de meios mecânicos para limpeza de neve e espalhamento de sal nas freguesias mais a sul do concelho (Loriga, Alvoco da Serra, Teixeira e União de Freguesias de Vide e Cabeça), “foi o que reuniu a votação mais elevada”, obtendo um total de 1.326 votos, adianta a autarquia.

O segundo lugar coube ao projeto “O Concelho Encantado d@ Dr@ Dentinhos”, com 1.026 votos, proposta que contempla a prestação de tratamentos dentários, formação nutricional e distribuição de ‘kits’ de higiene oral a 112 crianças institucionalizadas ou sinalizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia.

O “Mirante de Santo Amaro – Um Novo Olhar em Santiago”, que sugere a requalificação daquele local, obteve 874 votos, seguindo-se “Melhorar as Condições da Escola de Música de Figueiredo” (853), “Saúde e Bem-Estar”, relacionado com a criação de uma sala de enfermagem no atual Posto Médico de Paranhos da Beira (815) e “Centro Museológico de Paranhos da Beira” (804 votos).

Foram ainda aprovadas as propostas “Aqua Natura – Valorização da Levada” de regadio de São Romão (708 votos), “Requalificação/Intervenção no Edifício Multiusos – A Antiga Casa das Sessões” em Santa Marinha (686), “Um Património de Emoções”, sobre o património cultural, religioso e ambiental de São Martinho, Póvoa Nova, Santa Marinha e Eirô (639) e “Acesso Gratuito a Internet nas Localidades de Carragozela e Várzea de Meruge” (615).

A autarquia de Seia refere no comunicado que a comunidade “voltou a responder positivamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2018, envolvendo-se ativamente na votação dos projetos do OP 2017”.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, enalteceu a “participação ativa da população” no OP 2017, em especial na votação, porque em comparação com a primeira edição “revela um crescimento na ordem dos 30%”.

O município de Seia assinala que no OP foram contabilizados 11.412 votos válidos, de onde estão excluídos os nulos, “o que significa um forte envolvimento dos munícipes naquele que é o mecanismo colocado à sua disposição para intervir no orçamento municipal”.


Conteúdo Recomendado