Projeto pioneiro estuda impacto económico e social dos territórios de baixa densidade

O projeto PlowDeR foi desenvolvido em parceria pelas Aldeias Históricas, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico da Guarda e o Turismo do Centro.

O projeto-piloto, desenvolvido durante 18 meses, no território abrangido pelas Aldeias Históricas de Portugal (AHP), será apresentado num Seminário de Encerramento, a decorrer no dia 3 de abril, entre as 14 e as 17h30, no auditório do INATEL Linhares da Beira Hotel Rural. Na sessão será feita o enquadramento, a metodologia e a apresentação dos resultados, seguido de um painel intitulado “Sustentabilidade dos Territórios de Baixa Densidade”.

Este projeto, desenvolvido em parceria pelas Aldeias Históricas de Portugal (AHP), Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Turismo do Centro de Portugal (TCP), criou um sistema de monitorização que vai permitir medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza nos territórios de baixa densidade em geral, e das AHP, em particular.

Segundo uma nota das Aldeias Históricas, o Projeto PlowDeR é absolutamente pioneiro, uma vez que foi criado com o objetivo de dar resposta às lacunas na recolha de informação estatística nos territórios de baixa densidade – em especial à falta de dados qualitativos.

O Projeto PlowDeR – “Framework para Análise do Impacto Económico e Social das Atividades Turísticas nos Territórios de Baixa Densidade: o Caso das Aldeias Históricas de Portugal” – focou-se, maioritariamente, na definição de um conjunto de indicadores que sirvam de base a uma matriz de referência, replicável noutros contextos geográficos do país com a mesma base, capaz de avaliar com precisão o impacto económico e social das atividades turísticas das Aldeias Históricas de Portugal, acrescenta.

O projeto visa também atrair turistas, novos investidores e habitantes para as AHP e contribuir para a transferência de conhecimento para as comunidades académicas, através da melhoria de algumas unidades curriculares e do envolvimento de estudantes em algumas fases do projeto.

Para participar no Seminário de Encerramento do projeto PLowDeR é necessário realizar a inscrição através do número 275 913 395 ou através do endereço de email tatiana.saraiva@aldeiashistoricasdeportugal.com


Conteúdo Recomendado