Projeto Phonambient no Fundão

O Casino Fundanense, no Fundão, acolhe sábado, dia 10 de Janeiro, pelas 21h30, um concerto para a apresentação do resultado final do projeto Phonambient, dirigido por João Bento, numa produção da Sonoscopia, em parceria com o Município do Fundão.

Na fase inicial, o projeto Phonambient realizou um laboratório, onde procurou músicos, compositores e entusiastas do som para integrar uma equipa local que ficaria responsável pela gestão dos conteúdos documentais e artísticos da cidade do Fundão, tendo os participantes recebido formação, entre os dias 17 e 19 de outubro, pelos formadores Filipe Lopes e Alberto Lopes, nas áreas das tecnologias musicais, gravações de campo e soundscape composition.

O Phonambient é um projeto de documentação e transformação artística do património sonoro contemporâneo, que pretende registar e preservar numa base de dados digital os sons que caracterizem uma determinada cidade ou região, incluindo paisagens sonoras, sons localizados, excertos musicais, fonética e fonologia.

O arquivo criado fica disponível gratuitamente para consulta e utilização em contextos criativos e científicos, tais como composições eletroacústicas, sonoplastia ou reflexões teóricas, que serão também divulgadas na base de dados digital.

O Phonambient surge como uma expansão do projeto Porto Sonoro, tentando alargar a base de documentação atual para várias cidades: Fundão, Braga, Guarda, Tondela, Castelo Branco e Abu Dhabi.

A entrada no concerto é gratuita.


Conteúdo Recomendado