Projeto cultural CriaCôa apresenta a primeira criação no distrito da Guarda

Created With Rni Films App. Profile 'none'

“Cartas D’Abril” é uma criação teatral contemporânea a partir de testemunhos verdadeiros e documentos produzidos nos 50 anos pós 25 de Abril de 1974.

O projeto cultural CriaCôa apresenta durante este mês a sua primeira criação em três palcos do distrito da Guarda, com uma reflexão crítica sobre a liberdade e a democracia.

A criação teatral contemporânea “Cartas D’Abril” é apresentada na quinta-feira no Convento de São Francisco, em Trancoso, na sexta-feira no Centro Cultural Miguel Madeira, em Vila Franca das Naves (Trancoso), e no domingo no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.

A CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã CRL, promotora do CriaCôa, revelou que esta primeira criação do projeto resulta da pesquisa realizada na região sobre os últimos 50 anos em Portugal.

“É uma reflexão crítica sobre a liberdade e a democracia”.

“Cartas D’Abril” é uma criação teatral contemporânea a partir de testemunhos verdadeiros e documentos produzidos nos 50 anos pós 25 de Abril de 1974.

“Uma viagem ao passado vertido em documentos textuais, fotográficos e videográficos, obtidos junto da comunidade durante três períodos de residência artística e pesquisa em diferentes geografias, que convoca a pensar o presente e o futuro e refletir sobre as portas que Abril abriu e mais ainda sobre todas as que urge hoje escancarar”, descreveu a CARB.

Os promotores salientaram que é uma criação teatral contemporânea “dinâmica, com uma linguagem propositadamente próxima, mas com um conteúdo desafiante, que exige reflexão e que assenta o discurso no binómio ‘Emoção vs Razão’ como fator mobilizador e gerador de vontade, opinião e ação”.

O CriaCôa é um projeto da CARB em parceria com A Geradora – Cooperativa Integral (Trancoso), a Associação Cultural Conheça a Sua Aldeia – Freixo (Almeida) e o Centro Cultural e Recreativo da Mêda.

Estão ainda envolvidos os municípios de Almeida, Mêda, Vila Nova de Foz Côa e Trancoso, e a Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

É um projeto apoiado pelo Programa de Apoio em Parceria Arte e Coesão Territorial da Direção-Geral das Artes.

O “Cartas d’Abril” conta ainda com apoio das Câmaras Municipais de Guimarães, através do programa IMPACTA, e da Guarda, através do Teatro Municipal da Guarda, da Associação Teatro Construção e da Astronauta Associação Cultural.

O CriaCôa é uma iniciativa de capacitação e criação artística que envolve artistas profissionais e estruturas artísticas e socioculturais locais e que vai percorrer até setembro de 2025 vários locais do distrito da Guarda.

O resultado serão cinco trabalhos baseados na linguagem do teatro, abordando cinco temáticas distintas inspiradas no território e na comunidade participante.

A CARB, com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, é uma cooperativa cultural que se dedica à criação, divulgação, dinamização e consultoria em atividades culturais e artísticas.


Conteúdo Recomendado