Programa Mais Centro atingiu 100% de execução

http://www.ionline.pt/395123

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anunciou esta quinta-feira que o programa operacional “Mais Centro” atingiu a taxa de execução de 100% há uma semana, três meses após o seu encerramento.

Segundo a CCDRC, “nos sete anos de realização do programa foram aprovados 4.258 projetos, a que corresponde um investimento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,7 mil milhões de euros, alavancando um investimento total para a Região Centro de 2,1 mil milhões de euros”.

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, considerou que “os principais responsáveis por este bom desempenho foram os promotores de projetos na Região Centro”.

“Não posso deixar de fazer especial menção aos municípios que foram responsáveis por cerca de 53,4% da execução do programa, tendo executado cerca de 98,4% do aprovado”, frisou.

Ana Abrunhosa destacou também “os valores investidos em projetos na área da ciência e da tecnologia, que totalizam cerca de 171 milhões de euros, e do apoio a empresas, com cerca de 300 milhões de euros”.

O facto de a Região Centro “ter feito uma boa aplicação dos fundos comunitários nas áreas da saúde, educação, cultura, regeneração urbana e ambiente” foi também realçado.

“Estes investimentos foram determinantes para a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas e contribuíram para tornar a Região Centro mais competitiva e mais atrativa”, considerou a responsável.

Entre os projetos apoiados pelo Mais Centro encontram-se 1.906 empresas, 450 “start-up”, 38 unidades de saúde, 242 centros escolares, 22 projetos de modernização de serviços públicos, 498 projetos de regeneração urbana e 112 equipamentos desportivos, sociais e culturais.

Houve ainda 140 projetos de infraestruturas científicas e tecnológicas, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de empresas e de áreas de acolhimento empresarial e logística.



Conteúdo Recomendado