Calceteiros, vendedeiras de galinhas ou limpa-chaminés são apenas alguns dos ofícios representados na exposição “Profissões Antigas”. Na Biblioteca Municipal da Covilhã é possível relembrar algumas das ocupações profissionais mais antigas e míticas do contexto nacional.
A mostra, que apresenta também profissões que foram renovadas e se adaptaram aos novos tempos, pretende constituir uma memória para os mais jovens que não conheceram os trabalhos dos seus pais e avós.
As fotografias expostas pretendem dar a conhecer as profissões mas também as regras a que estas obedeciam explica Carlos Tavares, Coordenador da Biblioteca Municipal. “Nesta época, era impensável para um carteiro de porta em porta ou para um alfarrabista, não seguir certos padrões de vestimenta na hora de se apresentar ao trabalho. Era quase uma questão de etiqueta”, refere o responsável.
As formas de trabalhar mas também as dificuldades sentidas e as diferenças em relação aos dias de hoje são outros aspetos presentes na mostra. “O objetivo passa por isto mesmo: por retratar as diferenças entre o passado e o presente. Pretendemos sobretudo chamar a atenção do público e chamar o público para a Biblioteca Municipal”, salientou o Coordenador da Biblioteca.
Na Biblioteca Municipal estão assim expostas cerca de vinte fotografias que, tal como todos os objetos usados na mostra, foram recuperados de apresentações anteriores. “Como sabemos que a Câmara não tem grandes verbas financeiras, optámos por voltar a utilizar material de uma exposição do mesmo género feita há cerca de 5 anos atrás”, confessa Carlos Tavares. O Coordenador realçou ainda que o objetivo da exposição é também o de “chamar outro público e tentar voltar a despertar o interesse para a compra de livros, através da conferência que se irá realizar no próximo dia 14, visto que esse é um dos principais propósitos da Biblioteca Municipal, o de levar as pessoas a lerem”.
A exposição “Profissões Antigas” vai estar em exibição até ao próximo dia 30 de janeiro e promete ao público uma verdadeira viagem de descobertas sobre os ofícios do passado.