Primeiro "Livro Garrafa" lançado no Fundão

https://www.facebook.com/festivaliterariodagardunha/photos/a.311784468998380.1073741828.307686026074891/828482863995202/?type=3&theater

Os livros associados ao vinho e este apreciado néctar impresso nas páginas de obras literárias não são propriamente novidade mas lançar um livro garrafa muda de figura.

No âmbito do Festival Literário da Gardunha, a A23 Edições recuperou três líricos para dar vida a este livro designado “Poemas do Amor e do Vinho”

“É a conjugação de três líricos: Gonçalo Salvado, o poeta que fez 77 poemas do amor e do vinho, ilustrado pelo escultor José Rodrigues, estamos a falar do Picasso português. O vinho é um Reserva do Patrão de 2014, com a assinatura do produtor da Quinta dos Termos, João Carvalho, numa edição limitada de mil garrafas”, explica Ricardo Paulouro.

A ideia foi acolhida com entusiasmo pela Quinta dos Termos “ a motivação principal foi ter um vinho feito com a preferência pessoal e muito amor que o meu pai tem pela propriedade, um quinta que é da família há várias gerações, e este é um dos vinhos preferidos dele. Faz todo o sentido esta união e o vinho seleccionado para o evento”, refere Pedro Carvalho, filho do proprietário da Quinta.

Para o autor do livro, este é um novo conceito de divulgação de poesia

“É o primeiro livro garrafa editado em Portugal. É uma nova aposta e um novo conceito de difusão da poesia que está conectado com uma tradição já muito vasta na poesia ocidental que é a presença do vinho”, refere Gonçalo Salvado.  

Sobre esta nova concepção, as opiniões convergem “juntar dois prazeres é fantástico e a poesia, muitas vezes, também precisa que nos libertemos um pouco”, afirma João Morgado.

“Esta relação entre o vinho e a arte, e a literatura em particular, não tem nada de novo são praticamente contemporâneos. Aqui há uma poesia, o lançamento de um livro de um poeta ainda jovem que faz uma relação muito profunda e ao mesmo tempo sintética na sua expressão estética entre o amor e o vinho, que não é novo, mas o aspecto formal e a qualidade do trabalho por ele apresentado têm uma dimensão que nos apraz registar”, refere Laborinho Lúcio. 


Conteúdo Recomendado