Presidente da Câmara da Guarda pede políticas públicas para povoamento do interior

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, apelou na passada sexta-feira aos políticos que assumam “políticas públicas” para povoar o interior do país com o objetivo de inverter a atual desertificação humana.

“Como nós não estamos em monarquia, estamos em democracia, eu peço sempre a todos os políticos que assumem essas responsabilidades que pensem povoar o interior, que pensem nas políticas públicas que podem combater esta desertificação”, afirmou o autarca (PSD/CDS-PP) à agência Lusa no final da sessão solene comemorativa do Dia da Cidade.

Álvaro Amaro abordou o assunto no seu discurso, proferido na cerimónia que assinalou a atribuição da Carta de Foral à Guarda, pelo rei Dom Sancho I, em 27 de novembro de 1199, destacando o papel que teve aquele monarca no povoamento do reino.

O autarca observou que “como um dia alguém escreveu, e bem, o [rei] Dom Sancho quando povoou o país também não fez as contas, adotou essas políticas públicas”.

“E agora é preciso fazer as contas do que vai custar ao país se não se adotarem políticas demográficas de modo a que se equilibre o país. De modo que, se for preciso haver um Dom Sancho dos termos modernos em democracia, venha ele e nós por cá lhe agradeceremos muito”, afirmou à Lusa.

No discurso proferido na sessão solene comemorativa do 816.º aniversário da Guarda, Álvaro Amaro anunciou que o município, no âmbito de um plano Área de Reabilitação Urbana, irá recorrer aos fundos do programa comunitário Portugal 2020 para recuperar a parte antiga da cidade e, em especial, o seu centro histórico.

Explicou que já apresentou o plano aos proprietários de prédios situados na parte antiga da cidade e que os mesmos manifestaram a intenção de “recuperar muitas daquelas casas”.

“Se esse instrumento financeiro não existir, nós encontraremos, porventura, outros mecanismos, sempre com a envolvência dos próprios, para que nós possamos dar uma outra imagem, ainda melhor, mais atrativa, para que muitos mais ainda nos possam visitar”, disse na sua intervenção.

Na mesma sessão, onde esteve a Embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, o município da Guarda entregou medalhas de mérito a sete personalidades, instituições e empresas do concelho, ao abrigo do Regulamento Municipal de Condecorações.

Foram galardoados a empresa Dura Automotive (multinacional alemã de componentes elétricos para automóveis), o emigrante e empresário em França Jean Pina, o artesão Mateus Filipe Miragaia, a A.D.M. Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, a Casa de Saúde Bento Menni, o professor José Paulos e a Tuna Académica da Guarda – Copituna d’Oppidana.

O presidente da autarquia também recebeu a primeira Chave de Ouro da cidade, atribuída ao abrigo do novo regulamento Municipal de Condecorações.


Conteúdo Recomendado