Prémio Abel Manta de Pintura com candidaturas até ao final do mês

O Município de Gouveia promove a 10.ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura, com o intuito de homenagear o pintor modernista, natural de Gouveia.

Instituído pelo Município de Gouveia há 16 anos, o Prémio Abel Manta de Pintura é um concurso de caráter bienal, através do qual é atribuído um prémio no montante de 5 mil euros.

As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 30 de abril de 2023, sendo que, os trabalhos concorrentes para o prémio deverão ser entregues até ao mesmo dia, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia.

O concurso destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.

O Júri de Seleção é composto por três personalidades: a neta de Abel Manta, arquiteta e pintora Isabel Manta, que preside e indica o segundo elemento; o representante do Município de Gouveia.

Este Júri seleciona, dos trabalhos a concurso, aqueles que irão constituir a exposição do Prémio, sendo um deles a pintura distinguida com o Prémio Abel Manta de Pintura, no valor de 5 mil euros atribuídos ao seu autor.

A pintura será pertença do Município de Gouveia e incorporada no acervo do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

Poderão também ser atribuídos Diplomas de Menção Honrosa e todos os participantes serão contemplados com diplomas de participação.

A obra premiada será anunciada no dia 31 de maio, e a entrega do prémio ao vencedor será realizada em sessão pública, a 11 de agosto. Na mesma data será inaugurada a exposição das obras selecionadas, que poderá ser visitada até 5 de outubro de 2023.

O regulamento do prémio pode ser consultado AQUI. Para mais esclarecimentos os interessados devem contatar os serviços municipais do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, pelo telefone 238 493 648, ou pelo endereço eletrónico museu@cm-gouveia.pt

Nas nove edições cumpridas do Prémio Abel Manta de Pintura, foram recebidas 860 obras de 558 concorrentes, selecionadas 84 pinturas de 67 artistas e premiadas 19 pinturas de 14 artistas.

O Município de Gouveia continua a promover, valorizar e divulgar a criação artística nacional e os artistas nacionais, no âmbito das Artes Plásticas, mais precisamente da Pintura, de que Abel Manta foi digno representante.

O Pintor Abel Manta

Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de outubro de 1888. Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura. Em 1919 muda-se para Paris, onde continua a sua formação artística e expõe. Regressa a Lisboa em 1925. Em 1926 leciona numa escola técnica na cidade do Funchal. De novo em Lisboa no ano seguinte, casa com Clementina Carneiro de Moura.

Em 1928 nasce o seu único filho João Abel Manta. Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937. Faleceu em Lisboa a 9 de agosto de 1982.

Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta

O Museu Municipal Abel Manta encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta. Composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, recepção e loja do Museu, este espaço alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego.


Conteúdo Recomendado