Preço dos combustíveis desce a partir de hoje

Às zero horas de hoje, o preço do gasóleo desceu dois cêntimos, enquanto que o preço da gasolina caiu um cêntimo.

Os preços do gasóleo e da gasolina desceram esta noite, refletindo as variações do Brent nos mercados internacionais. O gasóleo, que desceu dois cêntimos, fica assim ao valor mais baixo desde 2011. Já a gasolina desce apenas um cêntimo.

A descida do Brent – o crude de referência para Portugal e para a Europa – para o valor mais baixo desde junho de 2012 deve-se ao aumento de reservas de petróleo e ao excesso de produção. Facto a que se associa ainda, segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o abrandamento da economia global. O FMI reviu em baixa as previsões de crescimento global para este ano e para 2015, o que leva os mercados a esperar uma redução do consumo de petróleo durante este período.

O barril do Brent caiu para um valor inferior a 90 dólares, o que aconteceu pela primeira vez em dois anos e reflece uma desvalorização de 20% desde o último máximo, registado em junho, altura em que atingiu os 113,08 dólares. O maior exportador mundial de petróleo, a Arábia Saudita, com o intuito de manter a sua quota de mercado na Ásia, especialmente na China, reduziu os preços de exportação para a região para o valor mais baixo desde 2008.

Os analistas esperam que o mercado continue em baixa, não devendo existir alterações a curto e médio prazo. E adiantam que “para os preços voltarem a subir tem de existir uma alteração global na produção global”.


Conteúdo Recomendado