Preço da gasolina já subiu sete cêntimos desde janeiro

O consumo de combustíveis continua a aumentar em Portugal.

No entanto, o baixo preço do petróleo não evitou uma subida dos preços entre janeiro e setembro deste ano. Desde o arranque de 2015, o preço médio de venda do gasóleo já subiu 1,0 cêntimos por litro e a gasolina viu o preço subir 7,1 cêntimos, revela o relatório mensal da Entidade Nacional para o mercado de combustíveis (ENMC).

O preço de venda da gasolina em Portugal tem “apresentado variações mais acentuadas do que a média europeia desde janeiro de 2015”, estando quatro cêntimos (+2,9%) acima dos preços médios praticados na União Europeia.

Já o gasóleo, revela a ENMC, tem tido uma variação de preços em linha com a média da UE, estando, ainda assim 2,1 cêntimos (-1,8%) abaixo da média dos 28 países comunitários.

A margem bruta aplicada está 0,9 cêntimos abaixo para o gasóleo e mais 0,2 cêntimos para a gasolina numa análise desde janeiro deste ano.

Contas feitas, em setembro, Portugal era o sexto país da UE com um Preço médio de combustível antes de impostos (PMAI) mais elevado no gasóleo e o quinto mais elevado para a gasolina. Após impostos, ou seja, o preço médio de venda ao público (PMVP), Portugal apresentava-se como o sétimo país mais caro para a gasolina e o décimo para o gasóleo.

Apesar do aumento de preços desde o arranque deste ano, a ENMC salienta que os portugueses estão a pagar menos 21,8 cêntimos por litro para o gasóleo, uma redução de 16%, e menos 15,6 cêntimos por litro para a gasolina, numa análise entre janeiro do ano passado e setembro deste ano.

A explicar esta redução está o corte de 21,0 cêntimos o litro para o PST (Preço sem Taxas/Impostos), que anulou o efeito da subida de 3,3 cêntimos o litro do valor absoluto de “ISP + Outros” em 2015, mais concretamente da Contribuição de Serviço Rodoviário e Adicionamento por emissão de CO2, refere a ENMC.

Preço não trava procura

O aumento do preço dos combustíveis nestes primeiros nove meses não levou a uma redução da procura por esta matéria prima. Numa análise móvel, entre setembro de 2014 e setembro de 2015, a entidade destaca um aumento de 3,4% na venda de gasóleo e de 0,8% no consumo de gasolina.

Só em setembro deste ano, o consumo de combustível – gasolina e gasóleo – aumentou 5,9% face ao mesmo mês de 2014. Desde o arranque de janeiro, o aumento foi de 3,3% para os dois combustíveis juntos, comparando com os nove primeiros meses do ano passado – +3,8% para o gasóleo e mais 1,1% para a gasolina.


Conteúdo Recomendado