Pousada INATEL de Linhares da Beira reabre as portas após fecho temporário

A Pousada INATEL da aldeia histórica de Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira, reabriu as portas após um período de fecho temporário motivado pela “racionalização” dos custos, segundo o seu presidente.

O equipamento hoteleiro esteve fechado entre 1 de janeiro e sexta-feira passada e durante aquele período os clientes foram transferidos para a unidade de Vila Ruiva, no concelho de Fornos de Algodres, que também pertence à Fundação INATEL.

“Foi uma medida de recurso de racionalização dos custos para nos permitir continuar a laborar como desejamos e à altura do que esta unidade, que é excelente, merece”, disse à agência Lusa Fernando Ribeiro, presidente da Fundação INATEL.

O responsável assegurou que a unidade hoteleira de Linhares da Beira, “fica a funcionar a partir de agora”.

“Antecipámos um pouco a abertura do que estava previsto justamente para assinalar e acolhermos a inauguração da Grande Rota” das Aldeias Históricas de Portugal, acrescentou.

O responsável anunciou que a pousada foi reaberta, após o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, José Monteiro, ter lamentado o seu fecho temporário.

“A importância da pousada de Linhares da Beira obriga a que esta unidade, portadora de beleza única, funcione em todas as valências, durante 365 dias por ano”, considerou o autarca no seu discurso.

José Monteiro disse que o fluxo de visitantes à aldeia histórica e ao seu concelho “disparou nos últimos anos” e aquela localidade “não se compadece com sazonalidade nos serviços que oferece” na vertente hoteleira.

O presidente da Fundação INATEL disse esperar que “as coisas evoluam positivamente” para que aquela unidade “possa funcionar todo o ano”.

“De resto, não temos aqui propriamente uma época alta e uma época baixa como nas regiões turísticas mais próximas do mar e das praias”, apontou.

Fernando Ribeiro explicou que “nos últimos anos, até pelo facto de não ter sido possível realizar, com a dimensão que anteriormente tinham, as excursões de turismo sénior, houve uma baixa de turismo interno”.

“O [turismo] interno teve alguma quebra, neste momento estamos em recuperação e a nossa expectativa para 2015 é que as coisas já entrem, de facto, na normalidade anterior à crise”, disse.

O presidente da Fundação INATEL admitiu ainda que o relançamento da Grande Rota das Aldeias Históricas, que abrange 19 municípios da Beira Interior, vai ajudar a que o estabelecimento hoteleiro de Linhares da Beira “conheça um novo fôlego”.

A pousada INATEL de Linhares da Beira foi inaugurada a 4 setembro de 2009 e possui atualmente cinco funcionários.

A rede das Aldeias Históricas de Portugal engloba localidades de Linhares da Beira, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.


Conteúdo Recomendado