Antiga capela acolhe posto de turismo da aldeia histórica de Linhares da Beira

A Câmara Municipal de Celorico da Beira inaugurou o novo Posto de Turismo da aldeia histórica de Linhares da Beira, que custou 50 mil euros e ocupa uma antiga capela, revelou o seu presidente.

Segundo o autarca José Monteiro, o novo espaço está instalado na antiga capela do solar da família Corte Real e é o primeiro das 12 Aldeias Históricas de Portugal a ter a imagem que no futuro será comum a todos os outros equipamentos.

A aldeia histórica de Linhares da Beira tinha um posto de turismo que funcionava na torre de menagem do castelo, mas segundo o autarca não era funcional.

“Era uma lacuna que existia na aldeia histórica. Existia [posto de turismo] na torre, mas o acesso não era facilitado para idosos, crianças e deficientes”, observou José Monteiro no ato inaugural.

O novo posto de turismo foi inaugurado no dia em que a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico apresentou a Grande Rota das Aldeias Históricas renovada para dinamizar o turismo e para atrair mais visitantes para os municípios abrangidos.

O autarca de Celorico da Beira referiu que o novo equipamento, pela sua localização, junto da Pousada Inatel, permitirá que os visitantes de Linhares da Beira possam “obter informação fundamental” sobre a aldeia histórica e a região.

“Ao abrimos este espaço, fazemo-lo para que quem nos visite não seja só informado do que pode ver, onde pode dormir ou onde pode comer. Queremos que seja um lugar que desencadeie no visitante um sentimento de proximidade para que ele seja mais um agente divulgador da Rede das Aldeias Históricas e do Parque Natural da Serra da Estrela”, afirmou.

José Monteiro apelou ainda aos agentes económicos da região para que disponibilizem informação no posto de turismo de Linhares da Beira, que funciona diariamente com duas funcionárias da câmara municipal de Celorico da Beira.

O autarca lembrou que o turismo “é fundamental” para a região e a sua autarquia tudo tem feito “para poder diversificar a oferta” disponibilizada, lembrando que possui museus do Agricultor e do Queijo, Casa do Mundo Rural (Prados), Museu Escola (Salgueirais), dois castelos (Celorico da Beira e Linhares da Beira) e o Solar do Queijo da Serra da Estrela, entre outros equipamentos.

Em 2013, a aldeia histórica de Linhares da Beira foi classificada como conjunto de interesse público, por portaria publicada em Diário da República.

Linhares da Beira, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal.


Conteúdo Recomendado