Portugueses já 'deram' mais de 10 mil milhões às renováveis

Estudo denuncia apoios multimilionários ao setor da energia. Fontes ‘limpas’ já tiraram muitos milhões dos cofres do Estado.

As energias renováveis receberam mais de 10 mil milhões de euros dos contribuintes portugueses desde 2002. Segundo um relatório feito por peritos do setor energético, com recurso aos dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, as fontes ‘limpas’ têm sido apoiadas por verbas públicas para garantir a sustentabilidade de longo prazo.

Os valores custos referem-se sobretudo a custos extra e acertos de contratos, pagos aos produtores devido ao mecanismo de compensação financeira acordado com a EDP. “Só este ano, o valor dos sobrecustos com as renováveis será de 1,3 mil milhões de euros”, explica o estudo intitulado ‘Ideias para Portugal’.

O trabalho, que contou com a colaboração do antigo Secretário de Estado da Energia Henrique Gomes, aponta a necessidade de ser criada “concorrência efetiva” no mercado energético, destacando a diferença de preços em Portugal e no estrangeiro.

“Em Espanha e França a EDP Renováveis vende abaixo dos 50 euros por megawatt, enquanto em Portugal vende acima dos 100 euros por megawatt”, conclui o estudo.


Conteúdo Recomendado