Portugal ocupa 5º lugar em estudo sobre compromisso dos países com o Desenvolvimento

Portugal foi classificado em 5º lugar, a par da Noruega e da Holanda, num índice que avalia os países em termos do compromisso assumido para com o Desenvolvimento Global durante o ano de 2014, no âmbito de um estudo divulgado pelo Center for Global Development (CGD).

Este índice avalia de que forma as políticas prosseguidas pelos países mais ricos beneficiam ou prejudicam os países em desenvolvimento. Para a avaliação são tomadas como critério sete áreas de intervenção que afetam o bem-estar das pessoas em todo o mundo: quantidade e qualidade da ajuda ao desenvolvimento, comércio, finanças, migrações, ambiente, segurança e tecnologia. De acordo com o Índice 2014, Portugal apoia fortemente a investigação e o Desenvolvimento, tem um elevado desempenho ao nível da transparência financeira e apoio ao investimento em países terceiros e também contribui para a segurança internacional. Regista, no entanto, valores menos positivos em termos do apoio na área das migrações e da ajuda pública ao desenvolvimento, a qual registou uma descida quantitativa considerável no último ano.

Segundo o Commitment to Development Index – CDI, os países que mais se destacaram este ano foram a Dinamarca, Suécia, Finlândia e Reino Unido. No 6º e 7º lugar, depois de Portugal, surgem a Nova Zelândia e a França.

Veja aqui uma análise completa do relatório deste ano.


Conteúdo Recomendado