Portugal inova e harmoniza sinalética de 41 mil Ecopontos

As designações das embalagens e as regras para a separação dos diversos resíduos de embalagem vão passar a ser iguais em todo o País, um projeto desenvolvido por uma equipa formada pela EGF, EGSRA e Sociedade Ponto Verde (SPV) e que será o único do género a nível europeu.

“É um passo essencial para o esclarecimento do consumidor e tornará o ato de separação mais simples e a informação mais clara”, explica a SPV em comunicado.

O primeiro ecoponto universal foi colocado na freguesia de Almancil, no concelho de Loulé, na sexta-feira. Os ecopontos encontram-se já no Jardim das Comunidades. A harmonização da sinalética seguirá depois para os 308 municípios portugueses.

Na sinalética atual ainda se identificam, por vezes, regras contraditórias e terminologias diferentes. Conscientes desta questão, a EGF, EGSRA e a SPV, com o apoio dos sistemas de gestão de resíduos e das autarquias, desenvolveram uma nova sinalética com o objetivo de mitigar as possíveis situações geradoras de dúvidas e erros na separação dos resíduos e sua deposição nos ecopontos, quando nos referimos a diferentes sistemas municipais.

“Este trabalho só foi possível graças à estreita colaboração entre a SPV, os sistemas municipais e as autarquias. Acreditamos que este trabalho vai ajudar a reduzir os erros e dúvidas e contribuir para o aumento da separação de resíduos por parte dos cidadãos e para a redução do refugo, materiais que são colocados indevidamente nos ecopontos gerando custos na sua segregação”, afirmou Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.

Ao longo dos próximos anos, esta nova sinalética será progressivamente implementada nos mais de 41.000 ecopontos espalhados pelo território nacional e nos diversos suportes de comunicação, através dos sistemas de gestão de resíduos.

“Com esta iniciativa, Portugal afirma-se como um exemplo na implementação de uma sinalética universal nos ecopontos, independentemente do município em que residem ou da fonte de informação consultada”, concluiu um comunicado da SPV.


Conteúdo Recomendado