Portugal e Espanha preparam ações conjuntas para promover o Douro

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte (TPNP) reuniu esta terça-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, com responsáveis pelo Turismo da região espanhola de Castela e Leão, tendo em vista a preparação de ações conjuntas de promoção do destino Douro/Duero a curto, médio e longo prazo.

No comunicado enviado à imprensa, a TPNP refere que o objetivo destas ações é “dar a conhecer o rio com mais vinhos premiados no mundo, num território que abrange vários Patrimónios Mundiais da UNESCO”.

Do lado português, estiveram presentes nesta reunião, entre outros, os presidentes da TPNP, Luís Pedro Martins, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Fernando Freire de Sousa. A representação espanhola foi composta pela diretora-geral do Turismo de Castela e Leão, Estrela Torrecilla, e por Javier Ortega, conselheiro de Cultura e Turismo.

Entre os projetos de curto prazo que estiveram em cima da mesa, destaque para a elaboração de um mapa dos recursos turísticos de ambos os territórios em torno do vinho, da gastronomia, do património mundial e do património mais representativo de ambos os países.

Os responsáveis do Porto e Norte e de Castela e Leão pretendem trabalhar, num “calendário de eventos transfronteiriços de interesse turístico”, dirigidos ao público final, bem como no “estabelecimento de um calendário de promoção nacional e internacional” do destino Douro/Duero que fomente o “contacto e os negócios entre empresários das duas regiões”, pode ler-se no mesmo comunicado.

A elaboração de uma carta de vinhos do Douro/Duero e a promoção conjunta do GR14, também conhecido como Rota dos Vinhos da Europa (um percurso transeuropeu que liga Vila Nova de Gaia a Estrasburgo, na região francesa da Alsácia), são outros projetos para concretizar a curto prazo.

A médio prazo, as entidades prevêem “elaborar um inventário de recursos turísticos” do Douro/Duero e “criar uma marca turística conjunta” que represente este território e a estruturação do seu produto turístico. Vão trabalhar no sentido de organizar um evento que, tendo o vinho como fio condutor, estabeleça a comunhão e ponha em contacto a cultura, a gastronomia e o património do território Douro/Duero.

As duas regiões de Portugal e Espanha propõem-se, também, criar uma rota enoturística de caráter e relevância internacional, em conformidade com os recursos enológicos, culturais, patrimoniais, paisagísticos e gastronómicos. Esta Rota do Enoturismo irá complementar as já existentes neste trajeto, que liga os dois países.

Por fim, será debatida a ligação ferroviária internacional entre o Porto e Salamanca, no seguimento da Petição sobre a Linha do Douro, entregue na semana passada, na Assembleia da República, e que contou mais de 13 500 assinaturas.


Conteúdo Recomendado