Portagens sobem 0,05 euros só para 10% dos troços de autoestradas

Aumento entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2016, sendo que pode ser superior nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.

O ministério do Planeamento e das Infraestruturas anunciou nesta terça-feira que o aumento das portagens em 2016 é de 0,05 euros, o que abrange “apenas 10% dos troços das autoestradas portajadas”, ficando as taxas dos restantes inalteradas.

“A atualização abrange apenas 10 por cento dos troços das autoestradas portajadas e será de 0,05 euros. As taxas dos restantes troços mantêm-se inalteradas”, adianta o ministério em comunicado.

“A revisão anual das taxas de portagem nas autoestradas entra em vigor a 1 de janeiro de 2016, de acordo com os respetivos contratos de concessão, que prevêem a atualização com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor”, recorda o ministério tutelado por Pedro Marques.

“Nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, a atualização varia entre os 0,05 euros (classe 1, em ambas as pontes) e os 0,15 euros (classe 4, na ponte Vasco da Gama)”, concluiu a nota.

O último Índice de Preços ao Consumidor foi publicado em outubro pelo Instituto Nacional de Estatística e dava conta de uma inflação de 0,62%, quando há um ano registava valores negativos.

Os aumentos são feitos com um arredondamento para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo.


Conteúdo Recomendado