Politécnico da Guarda integra Rede Politécnica A23 para capacitação de recursos humanos

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) irá lançar novas formações – Cursos Técnicos Profissionais, pós-graduações e formações curtas direcionadas à população ativa – em conjunto com os institutos politécnicos de Castelo Branco e de Tomar, no âmbito da Rede Politécnica A23.

A Rede Politécnica A23 foi criada pelos institutos politécnicos da Guarda, de Castelo Branco e de Tomar, os quais submeteram uma candidatura aos fundos europeus com dois programas para aumentar a qualificação da população: Impulso Jovem para as áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e Impulso Adultos. O projeto foi aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um financiamento global de 4 milhões e 742 mil euros.

“Este projeto resulta de uma reflexão e de um trabalho entre os três institutos para, em conjunto, desenvolvermos novas formações destinadas aos jovens e à população ativa que queira reforçar as suas competências”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Esta iniciativa é a prova de que podemos conseguir aproveitar o PRR para desenvolvermos mais e melhores projetos de transferência de conhecimento e de investigação”.

A Rede Politécnica A23 inclui também cerca de 30 entidades parceiras: comunidades intermunicipais, autarquias, associações empresariais, agrupamento de escolas, empresas e instituições públicas.

O objetivo é aumentar a qualificação e as competências digitais da população.


Conteúdo Recomendado