Politécnico da Guarda entra na UNITA e passa a ser “universidade europeia”

Img 7266

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG passou hoje a ser membro de pleno direito da UNITA – Rede de Universidades Europeias, uma aliança que une instituições de ensino superior de Espanha, França, Itália, Roménia e Portugal que têm em comum a localização em zonas transfronteiriças e de montanha.

A cerimónia teve lugar na Université Savoie Mont Blanc, em Chambéry, na França, durante a reunião de reitores e presidentes das instituições que integram a aliança UNITA – Universitas Montium.

Está a decorrer durante esta semana, na Université Savoie Mont Blanc, em Chambéry, a Reunião de Reitores e Presidentes das instituições que integram a Aliança UNITA – Universitas Montium que marca o encerramento da fase I e o lançamento da fase II do projeto.

Este encontro está a ser marcado pela discussão estratégica do caminho a seguir para a consolidação e planificação dos futuros passos deste consórcio de 12 parceiros até 2027.

O evento será um momento de reflexão e colaboração entre os membros UNITA, que vão reunir esforços para moldar o futuro promissor desta organização.

Esta manhã, decorreu o lançamento oficial desta nova fase da Aliança Europeia.

Para Joquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda “é um motivo de grande satisfação o Politécnico da Guarda passar a ser reconhecido, a partir de agora, como uma universidade europeia com trabalho científico relevante nas áreas da economia circular, das energias renováveis, do património cultural e do turismo, entre outras. O IPG partilha com a UNITA a visão do trabalho colaborativo como forma de inovar e de aumentar a competitividade das instituições de ensino superior”.

Segundo Joaquim Brigas, “este consórcio de universidades é uma parceria para o conhecimento que contribui para aprofundar o projeto europeu!”


Conteúdo Recomendado