Politécnico da Guarda celebra protocolo de intercâmbio com instituição francesa

O IPG acolheu uma formação sobre o protocolo de automação de edifícios – KNX, enquadrada no protocolo de intercâmbio celebrado com o Conservatoire National des Arts et Métiers.

A ação formativa de 40 horas foi lecionada por Fernando Melo Rodrigues, professor da Unidade Técnico Científica de Informática, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a 20 alunos da instituição francesa, tendo sido baseada no curso de formação certificada KNX Basic. A formação contemplou uma componente teórica, complementada com uma aplicação prática, realizada nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.

Segundo uma nota do Politécnico, a automação de edifícios / domótica é hoje uma área em forte expansão, quer através de protocolos abertos e suportado por centenas de fabricantes, como o protocolo KNX, quer através de pequenos dispositivos ligados à Internet, tecnologias habitualmente designadas por IoT – Internet das Coisas. Salientar que o Instituto Politécnico da Guarda é parceiro científico da KNX Association, sedeada em Bruxelas.

 


Conteúdo Recomendado