As vítimas são uma enteada do autor, na altura do início dos factos com apenas 10 anos de idade, e uma sua amiga, alguns anos mais nova, mas supostamente abusada também quando já tinha 10 anos.
Os factos criminosos até agora apurados terão ocorrido todos no interior da habitação comum do ora detido e daquela sua enteada, prevalecendo-se aquele sobretudo das ausências noturnas da então sua companheira, mãe da menor, por motivos de natureza profissional.
A investigação entretanto desenvolvida pela Polícia Judiciaria teve origem num alerta efetuado diretamente por uma instituição de acolhimento de crianças em risco, com sede na cidade da Guarda.
O detido, com 55 anos de idade, reformado, foi presente às competentes autoridades judiciárias, para efeitos de primeiro interrogatório judicial e eventual submissão a adequadas medidas de coação.
PJ deteve autor de crimes de abuso sexual de crianças
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, anunciou hoje ter identificado e detido o presumível autor da prática de, pelo menos, dois crimes de abuso sexual de crianças, ocorridos, um de forma reiterada sobre a mesma menor e o outro de forma aparentemente isolada, mas todos essencialmente no período compreendido entre 2009 e 2013, no concelho da Guarda.