Piódão acolhe este fim de semana o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa"

Nos dias 6 e 7 de julho, é a vez da Aldeia Histórica do Piódão receber a iniciativa que vai levar habitantes e visitantes a recuar até ao século XIX.

Com o mote “As Catraias da Estrada Real do Piódão”, serão dois dias de experiências únicas na ‘Aldeia Presépio’ de Portugal.

Segundo a organização, o evento pretende proporcionar “uma aventura inesquecível,  que levará os visitantes à descoberta da Aldeia Histórica do Piódão: pelas paisagens de cortar a respiração da Serra do Açor, por entre sinuosos caminhos em comunhão com a natureza, abrigada nos socalcos de uma encosta verdejante. Mas no século XIX, não era sem suspirar duas vezes que os almocreves que, em carros de bois transportavam produtos entre Coimbra e a Covilhã, atravessavam a Estrada Real do Piódão, num percurso que tinha tanto de agreste e perigoso como de encantador.”

Nesse tempo, as ‘catraias’, abrigos de apoio e pernoita na longa e sinuosa Estrada Real do Piódão, eram muitas vezes a salvação dos almocreves, que se socorriam daquelas primitivas áreas de serviço de pedra com restauração e repouso para tomarem uma sopa quente e desfrutarem de uma muito desejada noite de sono.

Mil e uma estórias e lendas guardam as catraias, lugar de repouso não só de almocreves, mas de outros viajantes e também animais, que não devem ficar sepultadas nas suas próprias ruínas. Por isso mesmo, nos dias 6 e 7 de julho, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” leva habitantes e visitantes do Piódão numa viagem ao século XIX, com várias atividades, teatralizações, atuações musicais e visitas guiadas em torno das estórias das catraias da Estrada Real do Piódão.

Quem visitar a Aldeia Histórica do Piódão por estes dias é convidado a participar, por exemplo, numa caminhada pelos socalcos da eira de Piódão, a assistir a uma peça teatralizada e cortejo pelas ruas de Piódão dos viandantes da Estrada Real e suas Catraias, showcookings que evocam antigas iguarias e a cozinha típica da região, entre outras atividades como música, animação de rua e jogos tradicionais, perfeitos para miúdos e graúdos.

Com entrada gratuita, a festa “As Catraias da Estrada Real do Piódão” é uma oportunidade única para descobrir esta Aldeia Histórica de Portugal, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Arganil, Junta de Freguesia do Piódão, associações e agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).”

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro. Depois de Piódão, a festa segue para Linhares da Beira, nos dias 12 a 14 de julho; Marialva, de 19 a 21 de julho; Castelo Novo, de 26 a 28 de julho; Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.


Conteúdo Recomendado