Pinhel promove encenação da Paixão e Morte de Jesus na sexta-feira

As ruas da cidade de Pinhel recebem, na noite de sexta-feira, mais uma edição da encenação da Paixão e Morte de Jesus, considerada “uma grande manifestação artística de Fé”.

A Via Sacra “Tome a Sua Cruz Todos os Dias e Siga-me”, organizada pela Paróquia e pela Câmara Municipal de Pinhel, no distrito da Guarda, tem início no largo dos Combatentes, pelas 21 horas, e termina junto ao castelo.

Segundo a organização, na Sexta-Feira Santa, a cidade de Pinhel “vai voltar a ser palco de uma grande manifestação artística de Fé através da encenação da Paixão e Morte de Jesus”.

A fonte refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que o espetáculo realizado ao ar livre é “um marco na comunidade pinhelense” e “um dos eventos artísticos e religiosos mais relevantes do concelho e da região”.

A encenação da Paixão e Morte de Jesus percorrerá “ruas e espaços emblemáticos da cidade de Pinhel”, apoiada por som e iluminação, músicos e artistas do concelho, com especial destaque para alguns grupos de Encomendação das Almas, acrescenta.

Os promotores referem ainda que a iniciativa também conta “com um grande número de atores amadores” e com a participação de várias instituições do concelho de Pinhel.

“Este ano, com o apelo ‘Tome a Sua Cruz Todos os Dias e Siga-Me’ (LC 9, 23), a direção artística propõe que a reflexão se centre na dificuldade que cada um possui em transportar a sua cruz, em carregar o peso das suas dores, problemas, fragilidades e dificuldades, em confronto com a cruz de Jesus”, lê-se na nota.

Com a atividade, a organização pretende “levar os participantes a meditar sobre os principais mistérios da fé cristã, os passos de Jesus Cristo, com a cruz aos ombros, a caminho da sua Morte e Ressurreição, um percurso marcado pela dor e pelo sofrimento, mas também pela fé e pela esperança”.

Além da comunidade concelhia de Pinhel, as entidades promotoras esperam reunir na noite de sexta-feira “um elevado número de visitantes para, à semelhança de anos anteriores”, assistirem a uma “emotiva e grandiosa representação de Fé, Tradição e Cultura”.


Conteúdo Recomendado