Peugeot Citroen regista prejuízo recorde

A PSA, a maior construtora de automóveis em França, fechou o ano passado com um resultado negativo de de 5 mil milhões de euros. O grupo francês de automóveis Peugeot Citroën (PSA) reportou hoje um prejuízo líquido de cinco mil milhões de euros, em 2012, o pior resultado da história da fabricante. A PSA, a […]

A PSA, a maior construtora de automóveis em França, fechou o ano passado com um resultado negativo de de 5 mil milhões de euros.
O grupo francês de automóveis Peugeot Citroën (PSA) reportou hoje um prejuízo líquido de cinco mil milhões de euros, em 2012, o pior resultado da história da fabricante. A PSA, a maior construtora de automóveis em França, atribui as perdas à dependência dos mercados europeus que estão em crise bem como a uma depreciação dos seus ativos. As receitas diminuíram 5,2 % para 55.400 milhões de euros. Na passada segunda-feira, a Comissão Europeia deu luz verde a uma ajuda estatal de 1.200 milhões de euros à filial de crédito do grupo automóvel francês PSA, o Banque PSA Finance. A intervenção do Estado francês pretende cobrir as emissões de dívida da instituição, que não está a conseguir refinanciar-se em condições de mercado normais por causa das dificuldades financeiras do grupo PSA. O Banque PSA Finance é detido na totalidade pela PSA, controlada pela família Peugeot. Esta instituição de crédito tem como objectivo financiar as atividades comerciais do grupo, tais como as vendas de carros das marcas Peugeot e da Citroën junto dos concessionários e clientes, e o stock de peças e de viaturas. Para o resgate temporário da filial se concretizar, o Governo francês tem de apresentar um plano de reestruturação de todo o grupo automóvel, onde se garanta a viabilidade do Banque PSA Finance. Apenas depois da apresentação desse plano de reestruturação é que a Comissão Europeia dará uma aprovação definitiva.

Conteúdo Recomendado