Penamacor e Sabugal avançam com candidaturas para criarem as “portas de entrada” da Malcata

As Câmaras de Penamacor e do Sabugal submeteram uma candidatura de cerca de 400 mil euros a fundos europeus para a criação de dois centros interpretativos que se afirmem como as “portas de entrada” da Malcata, foi hoje anunciado.

“É uma candidatura conjunta, que já submetemos e que tem o montante de sensivelmente 400 mil euros, sendo que o objetivo é o de duas ‘portas de entrada’ para a Reserva Natural da Serra Malcata (RNSM)”, disse o autarca de Penamacor, António Luís Beites, no final da reunião de executivo, durante a qual anunciou o novo projeto.

António Luís Beites frisou que a candidatura ao Portugal 2020 prevê a criação de dois centros interpretativos, um no Sabugal e outro em Penamacor, que através dos respetivos conteúdos virtuais devem ajudar a conhecer o território e paisagem, num convite para que o turista parta à descoberta da Reserva Natural.

“Queremos que estes espaços sejam, para o visitante que aqui chega, um cartão-de-visita e de promoção do nosso património natural e de todo o potencial endógeno que temos associado à RNSM”, acrescentou.

O autarca destacou ainda o atual clima de colaboração existente entre as duas autarquias e o Instituto Conservação da Natureza e das Florestas no sentido de criar as condições necessárias para tirar partido do potencial da Malcata a nível turismo de natureza, aventura e desporto, que nem sempre foi aproveitado da melhor forma.

Segundo especificou, o espaço em Penamacor será desenvolvido a partir da requalificação de um edifício situado na zona do Castelo, junto à Torre de Menagem.

António Luís Beites também referiu que este centro permitirá complementar a rede de espaços culturais que o município quer criar, numa ligação entre o Museu Municipal, a Casa Ribeiro Sanches.

Na reunião de hoje, o executivo aprovou ainda a empreitada de requalificação do centro da freguesia de Salvador, no valor de 168 mil euros.

Foi ainda aprovado por unanimidade um voto de pesar pelas vítimas do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande.

A RNSM estende-se ao longo de 16.348 hectares dos concelhos do Sabugal e de Penamacor, respetivamente nos distritos da Guarda e Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado