Cinema Português em Movimento começa no dia 29 em Monsanto

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica.

De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem “Amélia & Duarte”, de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia “Refrigerantes e canções de amor”, de Luís Galvão Teles.

O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses – alguns repetidos de anos anteriores – em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre.

O lote de filmes escolhidos para este ano inclui, por exemplo, “O amor é lindo… porque sim”, de Vicente Alves do Ó, e “Jacinta”, de Jorge Paixão da Costa, aos quais se juntam filmes já exibidos em edições anteriores, como “Os gatos não têm vertigens”, de António-Pedro Vasconcelos, e “Capitão Falcão”, de João Leitão.

Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Até agosto, o Cinema Português em Movimento passará, entre outros, pelos concelhos de Arronches, Vouzela, Fornos de Algodres, Oleiros, Vila nova de Foz Côa ou Murça, onde não existe exibição comercial de cinema.

De acordo com o ICA, este programa soma, desde a primeira edição, mais de 17 mil espectadores em 190 sessões.


Conteúdo Recomendado