Penamacor recebe prova de orientação

O «O» Meeting 2016 é considerada a maior prova de orientação pedestre do calendário nacional.

Ao desafio lançado pelo Clube de Orientação do Centro (COC), António Luís, Presidente da Câmara de Penamacor, disse sim, e, em março de 2015, o POM 2016 era apresentado em Conferência de Imprensa. Desde então os homens do COC instalaram-se no terreno, estudando localizações, elaborando cartografia, acautelando toda uma panóplia de pormenores logísticos, desde as arenas de acolhimento aos atletas e de todos os serviços de apoio à competição até à estadia de competidores e acompanhantes pelo período de uma semana, bem como dos técnicos e colaboradores da organização, que ultrapassam largamente a centena.

Atendendo ao número de inscritos até ao momento, a rondar os 1300, prevê-se que até ao fecho das inscrições esse número possa chegar aos 1500, sendo que a esmagadora maioria é proveniente do estrangeiro e de paragens tão longínquas como Japão, China ou Brasil. A Finlândia está no topo das participações, com 147 inscritos, seguida da Suécia, com 114, Suiça, 109, Espanha, 105, e Reino Unido, com 75. No total, participam atletas de 29 países, o que constitui um record no historial da prova, que este ano cumpre a 21ª edição.

Tal como era desejo da Organização, alguns dos atletas posicionados nos primeiros lugares do ranking mundial já confirmaram a sua presença. É o caso do francês Thierry Gueorgiou, do sueco Gustav Bergman ou do suíço Martin Hubmann. No setor feminino destacam-se a britânica Cat Taylor e as suecas Annika Billstam e Helena Jansson.

O mundo a Orientação ao alcance de todos
Um aspeto a realçar reside no facto de qualquer interessado (criança, joven, sénior, veterano), ainda que sem o mínimo conhecimento na matéria, poder tomar contacto com a modalidade, sob a orientação dos atletas do COC, que estarão em todos os pontos de competição. Para tanto, basta chegar junto dos locais de inscrições, situados nas respectivas arenas, onde serão prestados todos os esclarecimentos, com direito a serviço de acompanhamento.

Para mais informações, os interessados devem contactar a organização através de Carlos Vale pelo número de telefone 964 690 530 ou aqui.

 


Conteúdo Recomendado