Cooperativa do Fundão aposta forte na internacionalização e exportação já representa 30% das vendas

Com as suas uvas distribuídas por mais de 1500 hectares, os associados da Adega Cooperativa do Fundão produzem, em média, 4 milhões de kg de uvas.

A iniciativa de 30 viticultores da região da Cova da Beira em se constituir em cooperativa data de 1949, já lá vão 65 anos. Presentemente, a cooperativa conta com mil associados que se distribuem pelos concelhos de Penamacor, Fundão, Castelo Branco, Idanha a Nova, Proença a Nova e Proença a Velha, ou seja, todos os concelhos do distrito de Castelo Branco, exceto Covilhã e Belmonte.
Com as suas uvas distribuídas por mais de 1500 hectares, os associados da Adega Cooperativa do Fundão produzem, em média, 4 milhões de kg de uvas que, depois da vinificação, dão excelentes e premiados vinhos.
Albertino Nunes é o presidente desta adega, com vários mandatos, estando neste último desde 2005 e conta já com mais anos de residência na cidade do Fundão que do seu concelho de Tomar onde nasceu. Na Adega, como refere em lugares de direção, “já cá ando desde 1992”. Viticultor e tendo cursado até ao 3º ano de engenharia técnica e civil, em Lisboa, trabalhando de dia como carpinteiro e estudando de noite, com largos anos de experiência na Adega, fala da mesma e regista a sua evolução que se mistura com a própria história do Fundão.
Quando aqui chegou há 53 anos e tendo hoje 76 anos de idade, o Fundão não era a cidade que hoje conhecemos, sendo que a única coisa que não mudou e não muda é este microclima de uma região abençoada por Deus e que no campo vitícola proporciona que se produzam uvas que não são tão atacadas pelas pragas do míldio e oídio e que bastam dois tratamentos fitossanitários, em média, por ano para se ter uvas que se até se poderiam vir a considerar biológicas.
O “fator altitude” faz com que aqui surjam “dos melhores brancos do país”. O outro segredo encontra-se no bem fazer e na experiência dos sócios, regista-nos o dinâmico presidente da adega. “De ano para ano nunca tivemos problemas de qualidade, regista Albertino Nunes, e as quantidades por vezes é que baixam, consoante as colheitas por épocas, mas a qualidade das uvas recebidas dos nossos associados permite-nos fazer excelentes vinhos que todos os anos ganham prémios e que gozam de grande popularidade, não apenas em solo nacional, já que os mesmos se encontram de Norte a Sul,mas também nos mercados internacionais”. Na verdade, os vinhos da Adega do Fundão vão para o mundo, onde o mercado da saudade em muito contribuiu, mas há muito que os consumidores dos mercados de exportação são os naturais dos próprios países.
A presença em feiras internacionais e no SISAB PORTUGAL, através da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, tem em muito contribuído para a divulgação e promoção dos vinhos da Adega Cooperativa do Fundão. A capacidade instalada da adega para transformação de uvas é muito maior que as uvas que presentemente recebem e defende e bem o alargamento da área social da adega para poderem vir a receber mais sócios e mais uvas desta região, já que os prémios conquistados atestam bem que aqui se produzem excelentes vinhos. Com as uvas em dia pagas aos associados, os vinhos da Adega Cooperativa do Fundão já chegaram à China e com volumes de encomendas interessantes.
30% são exportados
A direção da Adega do Fundão tem feito da internacionalização dos seus vinhos uma das suas grandes prioridades e, refere Albertino Nunes, “neste momento, estamos a exportar quantidades muito razoáveis para países como a França, Polónia, Suíça, China, Guiné-Bissau, Angola, Brasil e São Tomé e Príncipe. Os mercados internacionais são muito importantes para nós, pois garantem-nos pagamentos na entrega da mercadoria, o que por vezes não se verifica com um ou outro agente económico em Portugal”.
Outros mercados internacionais estão em vista e as propostas a parecerias internacionais estão abertas, já que no catálogo da Adega do Fundão encontramos grande leque de vinhos premiados e isso reforça e bem a excelência dos vinhos aqui produzidos.
Apesar das dificuldades do mercado nacional em absorver os vinhos que em Portugal se produzem e de alguma invasão de vinhos estrangeiros a preços concorrenciais arrasadores e de um mercado paralelo que todos sabemos que existe, mas cuja fiscalização e controle compete às autoridades pela qualidade, os vinhos aqui vinificados têm-se afirmado e com sucesso e ao longo de seis décadas e meia.
A direção da Adega do Fundão aposta num crescimento sustentado e vai entretanto fazer obras, dotando as mesmas instalações – mesmo no centro do Fundão – como um património a visitar inserido na Rota dos Vinhos e no enoturismo desta região. Nos vinhos tintos, no mercado podemos encontrar as marcas com a chancela da Adega Cooperativa do Fundão: Oito Bicas, Alcambar, Covas da beira, Pedra D´Hera, Alpedrinha, Praça Nova Reserva, Praça Nova Garrafeira e Fundanus Prestige. Nos brancos, o Oito Bicas, Alcambar, Cova da Beira e Pedra d´Hera e Alpedrinha. Produz ainda jeropiga – Alpedrada e Rosé Coca da Beira Rosé. Uma aguardente envelhecida Praça Velha reforça a oferta.


Conteúdo Recomendado