Penamacor avança com cercado de coelho-bravo para reintroduzir lince ibérico na Malcata

Os dois parques projetados para o lado do Sabugal, concelho do distrito da Guarda, já estão concretizados e já têm coelhos.

A Câmara de Penamacor vai avançar com a construção do segundo cercado de coelho-bravo, no âmbito do projeto que visa a reintrodução do lince ibérico na serra da Malcata.


De acordo com o presidente desta autarquia do distrito de Castelo Branco, António Luís Beites (PS), este é o último de quatro parques que o projeto Linx 220 tem previstos para a serra da Malcata, sendo dois no concelho de Penamacor e os outros dois no concelho do Sabugal.


“São parques para que possamos criar coelho bravo em cativeiro, com a perspetiva que essas criações possam correr bem, de modo que possamos voltar a ter mais coelhos na serra da Malcata, para criarmos novamente habitat para a devolução do lince ibérico à nossa serra da Malcata”, afirmou.


Segundo explicou, estes parques têm capacidade para algumas dezenas de animais e contam com aberturas para o exterior que permitirão a libertação para a própria reserva.


O autarca especificou que os dois parques projetados para o lado do Sabugal, concelho do distrito da Guarda, já estão concretizados e já têm coelhos.


No caso de Penamacor, um dos parques está concluído e está a decorrer o processo de certificação biológica do coelho para que este possa ser introduzido no parque.


Quanto ao último cercado, o concurso da obra foi lançado este mês, num valor global de cerca de 55 mil euros e o objetivo é o de que a empreitada esteja concluída durante o primeiro semestre do ano.


O projeto Linx 2020 visa a implementação de um sistema de conservação dos habitats de lince ibérico e a recuperação das populações de coelho-bravo.


Integram este projeto os municípios de Penamacor, Sabugal e Castelo de Vide (Portalegre), bem como a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.


A Reserva Natural da Serra da Malcata estende-se ao longo de 16.348 hectares dos concelhos do Sabugal e de Penamacor, respetivamente nos distritos da Guarda e de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado