O passeio é dirigido por técnicos do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e pela historiadora Helena Gonçalves Pinto, autora do livro intitulado “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, editado em 2022 pela Câmara de Seia.
O percurso pedonal, que se inicia no CISE, pelas 09h00, inclui a passagem por alguns dos locais “mais emblemáticos desta viagem inédita”, realizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa há 142 anos.
O trajeto no planalto superior contempla a passagem pela Lagoa Escura, Barros Vermelhos, Covão Grande, Arcas do Pão e Lagoa Comprida, onde vão ser “evidenciados pormenores e curiosidades do memorável projeto vanguardista.
De acordo com a autarquia, a expedição científica de 1881 permitiu revelar alguns dos segredos da mais alta montanha do território continental, dando a conhecer a serra nas suas dimensões geográficas, climáticas, orográficas, antropológicas, etnográficas, arqueológicas e médicas.
Este trabalho da Sociedade de Geografia de Lisboa, que decorreu ao longo de 15 dias, resultou “num estudo científico que marcaria a história e a mais completa erudição científico-laboratorial, cartográfica, fotográfica e bibliográfica sobre a Serra da Estrela”.