Orquestra Sem Fronteiras leva música a aldeias do Sabugal

O concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, recebe, no fim de semana, cinco concertos integrados na primeira maratona de “orquestra de bolso”, uma iniciativa inovadora da Orquestra Sem Fronteiras (OSF), foi hoje anunciado.

Segundo a Câmara Municipal do Sabugal, a direção e apresentação dos espetáculos está a cargo do maestro Martim Sousa Tavares, fundador e diretor da OSF e “uma das vozes mais ativas e inovadoras no campo da comunicação musical”.

A maratona musical começa no sábado, pelas 21h30, com um concerto da OSF no Auditório Municipal da cidade do Sabugal. 

No domingo, serão realizados concertos em quatro aldeias daquele concelho situado junto da fronteira com Espanha: Rapoula do Côa (na igreja matriz, às 11h30), Alfaiates (igreja matriz, 14h30), Aldeia Velha (igreja matriz, 16h) e Soito (salão paroquial, 17h30).

O município do Sabugal adianta na nota enviada à agência Lusa que as localidades vão ser visitadas pela OSF “em versão ‘orquestra de bolso’, que vai apresentar a música clássica de Antonín Dvorák, em combinação com uma conversa com o público, durante o concerto, de forma a melhor ilustrar e complementar a audição deste tipo de música”.

“Esta iniciativa, prontamente acolhida e apoiada pelo município do Sabugal, pretende ser um contributo para a fixação do talento jovem no Interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico”, justifica a autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo.

De acordo com a fonte, “simultaneamente promove-se o acesso à cultura, levando a música clássica às localidades do Interior raiano através da realização de concertos gratuitos, ensaios abertos e ações de pedagogia e introdução à música às populações locais”.

Os concertos, com a duração aproximada de 50 minutos, têm entrada gratuita.

A organização adianta que apenas para o concerto de sábado à noite, agendado para o Auditório Municipal do Sabugal, é necessário proceder ao levantamento prévio do bilhete, no Museu do Sabugal.


Conteúdo Recomendado