Orquestra Ligeira de Gouveia nas finais da grande mostra de talentos nacionais da Fundação INATEL

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Teatro Armando Cortez, em Lisboa, irá receber um programa alargado de festivais, organizado pela Fundação INATEL. O distrito da Guarda compete na final do “Festival INATEL”.

No próximo sábado, dia 7 de novembro, o Teatro Armando Cortez (Casa do Artista), em Lisboa, irá receber as Finais Nacionais das iniciativas “Os Melhores Talentos Portugueses” e “Festival INATEL da Canção”, nas quais participam grupos culturais e recreativos de Centros de Cultura e Desporto filiados da Fundação INATEL.

No dia 8, decorrerá ainda a 3ª edição do “Festival INATEL”, que apresenta uma mostra de costumes e tradições dos distritos e regiões de Portugal, nas mais diferentes áreas de expressão.

Em competição estarão os distritos/regiões de Aveiro, Coimbra, Évora, Leiria, Viana do Castelo, Viseu, Guarda, Porto, Santarém, Vila Real, Lisboa, Portalegre, Bragança e ainda São Miguel (Açores).

Os espetáculos, de caráter amador, incluem-se em, pelo menos, uma das seguintes áreas temáticas: Etnografia, Música/Canto; Teatro; Dança e Variedades.

A seleção dos premiados será feita através de votação de um painel de júris nomeado para o efeito, composto por Fernando Pereira, Carlos Quintas, Wanda Stuart, Dulce Guimarães, Cláudio Hochman e Ludgero Mendes, entre outros agentes das áreas da produção e criação cultural.

Serão considerados critérios como o conteúdo, a criatividade/originalidade da apresentação, a coerência do espetáculo no âmbito do festival, a cenografia, o guarda-roupa/figurinos, a encenação/dramatização e a caracterização do elenco.

Para a final do “Festival INATEL” está apurada a Associação da Orquestra Ligeira de Gouveia, em representação do distrito da Guarda.

De acordo com a Fundação INATEL, a iniciativa pretende envolver a participação de grupos regionais numa mostra singular de talentos locais, valorizando-se espetáculos considerados como representativos das características culturais de cada zona/região em competição.

Com o objetivo de envolver as comunidades locais na iniciativa, foram criadas viagens com saída prevista a partir de todas as capitais de distrito.
Um euro do valor pago por viagem reverterá a favor do projeto social “Mealheiro Solidário”.


Conteúdo Recomendado