Ordem do Caminho de Santiago distingue Presidente do Clube Escape Livre

O Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celinio Antunes, foi agraciado com a insígnia da Ordem do Caminho de Santiago em ato que teve lugar no Parador dos Reis Católicos em plena Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela.

Por ocasião de mais um Caminho de Santiago, organizado pelo Clube Escape Livre, o Mercedes-Benz 4MATIC Experience que levou a Santiago de Compostela 50 Mercedes-Benz e 128 pessoas de todo o Portugal, e após convite pessoal do Chanceller da Ordem do Caminho de Santiago, Alejandro Rubin Carballo, através da confrade portuguesa Palmira Lobo, o Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celinio Antunes, foi agraciado com a insígnia da Ordem do Caminho de Santiago em acto que teve lugar no Parador dos Reis Católicos em plena Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela.

Após a imposição da insígnia o Chanceller convidou Luis Celínio a integrar a Ordem como Caballero, a concretizar num capítulo do próximo ano, como personalidade estrangeira.

Este foi também o primeiro passo para reconhecer o Clube Escape Livre como Peregrino Especial-personalidade estrangeira face à promoção e divulgação do Caminho desde 2010.

A Ordem do Caminho de Santiago tem como missão promover os valores universais do Caminho (esforço, solidariedade, hospitalidade, generosidade) e difundir o património cultural e etnográfico dos diferentes percursos do Caminho de Santiago contribuindo para promover o turismo cultural, religioso ou espiritual.

1325 Caballeros e Damas fazem parte da Ordem em todo o mundo.

Recorde-se que o Caminho de Santiago foi o primeiro itinerário cultural europeu criado pelo Conselho da Europa em 1987 e reclassificado em 2004 com a categoria de grande itinerário cultural europeu.

Clube Escape Livre

A História do Clube Escape Livre começou em 1986 e desde sempre sobre com o lema “O automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda”.

OClube Escape Livre foi fundado em 12 de setembro de 1986, pela mesma equipa que era responsável pelo programa Escape Livre, o mais antigo em Portugal dedicado ao automóvel transmitido na Rádio Altitude, da Guarda.

No dia 13 de novembro desse mesmo ano, o Clube obtém o título de organizador pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK/ACP) e, a 17 de novembro de 1994, foi-lhe concedido, por deliberação do Conselho de Ministros, o título de Instituição de Utilidade Pública. Detém ainda o título de Organizador pela FPTT (Federação Portuguesa de todo Terreno).


O Clube Escape Livre é atualmente uma marca. Dos passeios todo terreno às provas desportivas, da componente editorial à divulgação do território, já alcançou o reconhecimento merecido, resultante de décadas de trabalho.


Conteúdo Recomendado