Por ocasião de mais um Caminho de Santiago, organizado pelo Clube Escape Livre, o Mercedes-Benz 4MATIC Experience que levou a Santiago de Compostela 50 Mercedes-Benz e 128 pessoas de todo o Portugal, e após convite pessoal do Chanceller da Ordem do Caminho de Santiago, Alejandro Rubin Carballo, através da confrade portuguesa Palmira Lobo, o Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celinio Antunes, foi agraciado com a insígnia da Ordem do Caminho de Santiago em acto que teve lugar no Parador dos Reis Católicos em plena Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela.
Após a imposição da insígnia o Chanceller convidou Luis Celínio a integrar a Ordem como Caballero, a concretizar num capítulo do próximo ano, como personalidade estrangeira.
Este foi também o primeiro passo para reconhecer o Clube Escape Livre como Peregrino Especial-personalidade estrangeira face à promoção e divulgação do Caminho desde 2010.
A Ordem do Caminho de Santiago tem como missão promover os valores universais do Caminho (esforço, solidariedade, hospitalidade, generosidade) e difundir o património cultural e etnográfico dos diferentes percursos do Caminho de Santiago contribuindo para promover o turismo cultural, religioso ou espiritual.
1325 Caballeros e Damas fazem parte da Ordem em todo o mundo.
Recorde-se que o Caminho de Santiago foi o primeiro itinerário cultural europeu criado pelo Conselho da Europa em 1987 e reclassificado em 2004 com a categoria de grande itinerário cultural europeu.
Clube Escape Livre
A História do Clube Escape Livre começou em 1986 e desde sempre sobre com o lema “O automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda”.
OClube Escape Livre foi fundado em 12 de setembro de 1986, pela mesma equipa que era responsável pelo programa Escape Livre, o mais antigo em Portugal dedicado ao automóvel transmitido na Rádio Altitude, da Guarda.
No dia 13 de novembro desse mesmo ano, o Clube obtém o título de organizador pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK/ACP) e, a 17 de novembro de 1994, foi-lhe concedido, por deliberação do Conselho de Ministros, o título de Instituição de Utilidade Pública. Detém ainda o título de Organizador pela FPTT (Federação Portuguesa de todo Terreno).
O Clube Escape Livre é atualmente uma marca. Dos passeios todo terreno às provas desportivas, da componente editorial à divulgação do território, já alcançou o reconhecimento merecido, resultante de décadas de trabalho.