Orçamento de Figueira de Castelo Rodrigo envolveu oposição e munícipes

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo tem um orçamento de 13,5 milhões de euros para este ano, que foi elaborado com o contributo da oposição e dos munícipes, disse hoje a autarquia.

“Envolvemos a oposição na preparação do orçamento e também houve a participação cívica”, disse hoje à agência Lusa o autarca local.

Segundo Paulo Langrouva (PS), pela primeira vez foi dada a possibilidade de os habitantes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, junto da fronteira com Espanha, participarem na elaboração do documento, tendo decorrido um período para receção de sugestões e de ideias para concretizar este ano.

“Ainda recebemos uma dúzia, ou mais, de contributos [dos habitantes]. Alguns foram aceites e outros não”, referiu.

O orçamento municipal de 2015, que regista um aumento de cerca de três milhões de euros relativamente ao do ano anterior, foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

“Este ano, como estamos a entrar no próximo quadro comunitário de apoio, estamos a ser um bocado mais ambiciosos do que em 2014. A própria oposição também achou que devíamos ser ambiciosos”, disse Paulo Langrouva.

O autarca socialista referiu que as grandes opções do plano e o orçamento camarário para este ano assentam no lema do seu mandato denominado “cuidar das pessoas”.

A autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo prevê realizar ações em vários setores e concretizar “equipamentos diferenciados” com recurso aos fundos comunitários.

“Cuidar das pessoas na qualidade de empresários, agricultores e produtores, através de políticas de dinamização económica que, com parceiros estratégicos, divulguem os produtos e provoquem fluxos de pessoas ao concelho, gerando mais rendimento aos agentes económicos”, é uma das prioridades.

Na educação, é salientada a melhoria da qualidade do ensino, obtida com a remodelação do parque escolar, que significa um investimento de mais de um milhão de euros.

Construir um Centro Cívico na sede do concelho e proporcionar serviços de saúde, “através da contratação do Seguro Saúde Municipal – Figueira Saudável”, são outras das propostas.

Está ainda prevista a criação de “equipamentos diferenciados” que acrescentem competitividade ao município, designadamente a construção de um Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo e de um observatório astronómico, avaliados em dois milhões de euros.

“Este orçamento vai contribuir para, de uma forma sustentável, transformar o nosso concelho num território de qualidade: qualidade ambiental, qualidade do espaço público, qualidade nas prestações sociais e de saúde, qualidade do ambiente social. Só a qualidade gera atração/fixação de dinâmicas”, segundo a autarquia.


Conteúdo Recomendado