A 1ª edição do Festival de Música “Sons do Côa” começa hoje, 2 de outubro, e prolonga-se até 23 de outubro, numa organização conjunta do Município do Sabugal e da Associação Cultural Oito Ecos.
Sob a direção artística de João Andrade Nunes e “criteriosamente desenhado para o concelho do Sabugal”, o Festival de Música ‘Sons do Côa’ é um projeto musical “eclético, intergeracional e descentralizado, onde os mais variados estilos e épocas musicais são colocados em diálogo com a identidade e o património cultural autóctone”, explicou a autarquia em comunicado.
“Assim, numa lógica de trocas culturais, ao longo do mês de outubro, em alguns dos mais emblemáticos locais do concelho, terão lugar concertos únicos, protagonizados por dezenas de jovens músicos portugueses com um percurso musical diferenciado”, adiantou a Câmara Municipal.
Para hoje, dia 2 de outubro, na Igreja Matriz do Sabugal, o público irá poder vivenciar um concerto com algumas das mais conhecidas obras de Antonio Vivaldi que serão interpretadas pelo Ensemble São Tomás de Aquino (coro feminino e orquestra).
No próximo domingo, 9 de outubro, na Igreja da Misericórdia de Alfaiates, sobe a palco Maria Bayley, “numa conjugação mágica entre a voz, o cravo e a harpa”, propõe um concerto que se desenrolará entre a música ibérica do século XVI ao século XVIII.
Para dia 16 de outubro, os irmãos Diogo e Duarte Andrade “apresentam-nos um concerto verdadeiramente intimista, de guitarra e violino, onde se efetuará uma viagem pelas grandes obras escritas para guitarra e violino ao longo dos séculos XIX e XX”, na Igreja Matriz de Sortelha.
A iniciativa termina no dia 23 de outubro com a apresentação de “Um Conto Musical Raiano”, um projeto performativo teatral e musical que “retrata a célebre Batalha do Gravato, ocorrida no Sabugal, em 1811”, no Auditório Municipal do Sabugal.
Todos os concertos são gratuitos e realizam-se sempre às 16h00 nos vários locais diferentes.