Duarte Martins nasceu na Guarda em 1980. Apresentou desde muito cedo um gosto manifesto pela literatura em geral, e escreve desde tenra idade poemas, contos e peças de teatro. Frequentou ou o curso de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, cuja licenciatura terminou em 2024. Profissionalmente já desempenhou várias actividades, sendo actualmente assistente operacional na BMEL (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço – Guarda).

Participou em múltiplos concursos literários e escreveu múltiplos textos para eventos de diferentes tipos.
Foi, durante alguns anos, cronista regular de um jornal regional e de outro digital. Em 2021 foi revisor de texto de um livro de uma edição de autor.
Tem participado, com regularidade, em diversas antologias de poesia.
Em 2022 publicou o livro de poesia: “Nugae – Impressões do Crepúsculo”, em 2023 publicou a peça de teatro: “Do VT Des – Dou Para Que me Dês”, obra que ganhou no ano anterior o 3º lugar – Género Dramático (teatro) Prémio Literário Dr. João Isabel(2022) promovida pela Câmara Municipal de Manteigas. Em 2024 publicou a peça de teatro: “O Protagonista”. No corrente ano (2025) publica agora a obra poética – “Ward, A Cidade Que Nos (A)Guarda”.






