"O regresso de Ricardo III no comboio das 9h24" hoje no TMG

Cartaz Teatro3

Uma peça com Adriano Luz, Ana Nave, Jessica Athayde, Miguel Thiré, Raquel Tillo, Rui Melo, Samuel Alves e Susana Blazer que “promete arrancar muitas e boas gargalhadas”.

Arranca hoje, quinta-feira, dia 8 de fevereiro, na Guarda, o programa de Carnaval GuardaFolia com o espetáculo de Teatro “O regresso de Ricardo III no comboio das 9h24” no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), às 21h30.


Uma peça com Adriano Luz, Ana Nave, Jessica Athayde, Miguel Thiré, Raquel Tillo, Rui Melo, Samuel Alves e Susana Blazer que “promete arrancar muitas e boas gargalhadas” como refere uma nota da autarquia.

Na estória, Pedro Henrique é um empresário milionário em fim de carreira, que perdeu a família recentemente num trágico acidente. Consumido pelos remorsos de anos de negligência familiar, decide passar um fim de semana na sua casa de campo com um grupo de atores e atrizes contratados para interpretarem os seus familiares desaparecidos numa tentativa de fazer as pazes com cada um deles e consigo próprio.


GuardaFolia na Guarda
A Guarda volta a celebrar o Carnaval nas ruas da cidade mais alta com mais uma edição da GuardaFolia. A iniciativa vai decorrer entre 8 e 13 de fevereiro na cidade e no concelho.


Trata-se de um carnaval genuinamente português que tem como ponto alto o Desfile e Julgamento do Galo no domingo gordo de Carnaval, a 11 de fevereiro, pelas 16h30. A sátira e o humor vão andar à solta pelas ruas do centro da cidade com o desfile das Freguesias do concelho – participam cerca de 30 nesta edição- que partem da Alameda de Santo André até à Praça Luís de Camões (Praça Velha), onde o Galo voltará a ser julgado num espetáculo que conta com a direção artística e texto original de José Rui Martins (ACERT) e com a produção executiva dos Gambozinos e Peobardos, Grupo de Teatro da Vela. A catarse guardense pretende espiar todos os males de 2023, dando esperança para o novo ano de 2024. E como sempre, de um lado vão estar os defensores do Galo e do outro os acusadores. O Julgamento terá este ano formato de ‘Opereta’. Como sempre, no palco deste tribunal encenado, o réu será o Galo, figura central de toda a estória, culpado de tudo e por tudo.


Ainda no domingo, dia 11, mas durante a manhã, às 10h30, a Praça do Município vai ser ponto de partida e também meta da ‘Corrida mais divertida do ano’: a Fun Run. Esta atividade, que junta o Desporto à diversão, tem um percurso urbano de cerca de 5 km e pode ser realizada individualmente ou em grupo, a andar ou a correr. Trata-se de uma ‘prova’ que decorrerá pelas ruas da cidade, cheia de obstáculos e de boa disposição e onde a única obrigatoriedade para quem participa é aparecer disfarçado.


Do dia 9 até ao dia 12, destaque para as Tabernas do Entrudo, que nesta edição regressam à Alameda de Santo André funcionando de sexta a segunda. No espaço coberto, vão estar várias associações rurais do concelho com ementas condizentes com a época carnavalesca nesta região, pelo que não deverão faltar os enchidos, a carne de vaca jarmelista e outros petiscos. A animação também está garantida nas Tabernas do Entrudo com a música e boa disposição dos projetos: 7Saias (dia 9); Ruth Marlene (dia 10), Remember (dia 11) e BandaSense (dia 12), num menu festivo que culminará com o Baile de Máscaras, no dia 12.

O programa da GuardaFolia 2024 termina no dia de Carnaval, 13 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra. Uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho. À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na Praça central daquela localidade. A iniciativa está marcada para as 18 horas.

Cartazguardafolia2024 02

Conteúdo Recomendado