Novo Ministro da Agricultura - António Serrano

Um gestor na agricultura António Soares Serrano, de 44 anos, sai da administração do hospital do Espírito Santo, em Évora, para o Ministério da Agricultura. Professor catedrático na Universidade da cidade alentejana, o sucessor de Jaime Silva é um gestor, que já passou pelo Gabinete de Planeamento de Política Agro-Alimentar do ministério e é vogal […]

Um gestor na agricultura

António Soares Serrano, de 44 anos, sai da administração do hospital do Espírito Santo, em Évora, para o Ministério da Agricultura.

Professor catedrático na Universidade da cidade alentejana, o sucessor de Jaime Silva é um gestor, que já passou pelo Gabinete de Planeamento de Política Agro-Alimentar do ministério e é vogal da Comissão Directiva do Programa Operacional do Alentejo do QREN.

A escolha parece indicar que a prioridade na agricultura continuará a ser a gestão dos fundos comunitários. Mas o novo ministro tem grandes desafios pela frente.

Antes de mais porque assume uma pasta que se pode revelar crucial nos próximos tempos dada a prioridade que lhe atribuiu o CDS, o único partido – além do PSD – com quem o PS forma maioria absoluta.

Mas sobretudo porque vai encontrar um sector em revolta, incompatibilizado com o anterior executivo. Resta saber se será só o dinheiro – se as Finanças desbloquearem a contrapartida nacional dos fundos comunitários – que resolverá os problemas.


Conteúdo Recomendado