ASE vai oferecer carvalhos a proprietários de terrenos

Para a reflorestação da Serra da Estrela A campanha de reflorestação das áreas ardidas, “Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela”, desenvolvida pela ASE – Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, com sede em Manteigas, vai entrar numa nova fase que passa pela oferta de carvalhos para plantação. De acordo com a […]

Para a reflorestação da Serra da Estrela

A campanha de reflorestação das áreas ardidas, “Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela”, desenvolvida pela ASE – Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, com sede em Manteigas, vai entrar numa nova fase que passa pela oferta de carvalhos para plantação.

De acordo com a direcção da ASE, o crescimento da vegetação e a dificuldade em prosseguir com o trabalho de sementeira e plantação, que vinha a ser executado por milhares de voluntários de todo o país, nomeadamente pelos alunos das escolas, impede a ASE de continuar a manter o mesmo sistema de funcionamento.

Adianta que o voluntariado vai “confinar-se à apanha de sementes de carvalho negral”, como já aconteceu com os alunos da Escola Secundária de Viriato, Viseu, “que já apanharam milhares de sementes na presente época”. “As bolotas serão depois encaminhadas para o viveiro da EDP, em Setúbal, que está a colaborar com a ASE nesta iniciativa, onde serão semeadas em alvéolos, ficando ali cerca de 11 meses, até criarem o desenvolvimento ideal que permita o sucesso da plantação”.

Para a temporada de 2010 – 2011, a ASE vai disponibilizar milhares dessas plantas de carvalho negral (Quercus pyrenaica), para oferecer aos proprietários que manifestem a vontade de proceder à plantação nos seus terrenos.

A associação refere que os pedidos devem circunscrever-se aos proprietários com terrenos na área da Serra da Estrela, sendo dada preferência aos Conselhos Directivos dos Compartes serranos. Os proprietários de terrenos de maior altitude e de declive mais acentuado terão primazia na atribuição das plantas.

Os interessados na obtenção das árvores devem inscrever-se junto da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (asestrela@gmail.com), devendo referir o nome e telefone do titular dos terrenos, a quantidade de plantas desejada, o local da plantação (se possível com indicação em cartografia em qualquer escala), a Freguesia e o concelho onde se situam os terrenos.


Conteúdo Recomendado