Nova versão do SIRESP chega aos bombeiros de Castelo Branco

Este projecto-piloto será estendido já em 2017 a todas as corporações de bombeiros do nosso país.

A corporação de Castelo Branco é a primeira do distrito a contar com uma nova versão do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

O SIRESP permite utilizar os rádios de comunicação de voz utilizados pelos bombeiros para comunicar a posição no terreno, permitindo o acompanhamento em tempo real da localização das viaturas e das equipas.

Este sistema que já se encontra a funcionar na central de comunicações dos bombeiros de Castelo Branco “permitirá perceber com precisão a localização dos veículos e identificar os meios existentes no terreno de forma a melhorar a capacidade de comando nos teatros de operações e em todas as operações de socorro”, explicou, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco.

O sistema começa a ser aplicado em 18 corporações de bombeiros do continente, uma por distrito, e segundo o secretário de Estado da Administração Interna “este projecto-piloto será estendido já em 2017 a todas as corporações de bombeiros do nosso país”. Jorge Gomes espera que até ao final do ano avance uma nova aplicação do sistema, que irá permitir comunicar as coordenadas através da pressão de um único botão.


Conteúdo Recomendado