NERGA acolhe Roadshow Porco PT

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores irá apresentar projeto de certificação Porco PT.

O tiro de partida está dado e a cidade da Guarda prepara-se para receber o próximo Roadshow Porco PT, uma ação da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) que visa apresentar a primeira marca de certificação da carne suína 100% portuguesa, a Porco PT. A apresentação está agendada para o próximo dia 18 de setembro no Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA) a partir das 17 horas. Ao longo de toda a sessão, os diversos agentes económicos ligados ao setor poderão ficar a conhecer os benefícios de adesão ao programa de certificação da carne de porco.

Esta ação que procura dar resposta a todas as dúvidas dos diversos agentes ligados à fileira da carne de porco, promete elevar e diferenciar a qualidade superior da carne de porco portuguesa com a marca Porco PT.

Após a apresentação de todos os pormenores da nova marca de certificação, todos os presentes serão convidados a experimentar a carne Porco PT numa ação de degustação promovida pela própria FPAS, e a comprovar a qualidade da mesma, nomeadamente, a superior tenrura, textura e paladar.

A par do roadshow, a FPAS preparou uma surpresa para toda a população da cidade da Guarda, com a presença da roulote Porco PT num dos principais locais da cidade a confecionar in loco a carne de porco certificada, Porco PT, para que todos possam provar e comprovar a elevada qualidade da carne 100% portuguesa.

Vítor Menino, Presidente da FPAS, afirma que “Este tipo de ações faz parte da nossa estratégia inicial de promoção da carne Porco PT, e é com um enorme orgulho que iremos apresentar, de Norte a Sul, os benefícios da nova marca, quer para os diversos agentes económicos, quer para o próprio consumidor. Este dinamismo e ações tornam-se essenciais para um setor que tem vindo a dar mostras da sua capacidade de dar a volta aos momentos mais difíceis.”

Esta iniciativa será composta por um programa totalmente dedicado à criação da marca Porco PT, e aos procedimentos necessários para que os players do setor se constituam como parceiros certificados. Entre as diversas apresentações dos elementos da FPAS, estará ainda presente Miguel Peres, proprietário do restaurante Pigmeu em Lisboa, um espaço aberto em 2014 e totalmente dedicado à carne de porco. Miguel dará a conhecer as mais-valias quanto à escolha da carne de porco certificada Porco PT no sector da restauração e o que podemos obter ao trabalhar este tipo de carne.

Os presentes poderão ficar a conhecer todos os detalhes do projeto, bem como as garantias de qualidade do produto, asseguradas por um caderno de especificações exigente que elenca várias práticas relativas à rastreabilidade, à alimentação, ao maneio, ao bem-estar animal e à comercialização da carne em questão.

O programa completo do evento:

17h00 › Apresentação projeto Porco PT
- Perguntas & Respostas
18h00 › Degustação Porco PT – Local
19h00 › Conclusão de ação Porco PT

 

Sobre a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS)

Fundada 1981, a FPAS é uma Associação sem fins lucrativos que visa o estudo e o acompanhamento das questões relativas à suinicultura, nomeadamente, através da coordenação da atividade geral da suinicultura federada e das suas relações com as entidades oficiais, com os outros setores da produção de carne. A análise de dados técnicos, económicos, financeiros acerca do setor, bem como da situação, evolução e perspetivação de mercado é, também, uma responsabilidade desta Federação. A FPAS contribui, ainda, para a definição de estratégias e políticas de regulação e desenvolvimento geral do setor.

Mais informações em www.suinicultura.pt.


Conteúdo Recomendado